O Brasil está outra vez no topo do pódio da Volta Internacional da Pampulha, uma das mais importantes provas de rua do calendário nacional.
Foto: Ronaldo Milagres/MBraga Comunicação
Neste domingo de muito calor em Belo Horizonte, Giovani dos Santos foi o vencedor da prova masculina, completando os cerca de 18,6 km do percurso com o tempo de 57min04seg e acabando com um jejum que durava quatro anos. A segunda colocação ficou com o etíope Chala Debele, dez segundos atrás do vencedor, enquanto Valério Fabiano, também do Brasil, foi o terceiro colocado, 57min47seg.
No feminino, o primeiro lugar ficou com a queniana Maurine Kipchumba, com o tempo de 1h07min08seg. Marizete Moreira dos Santos, com a quinta colocação e o tempo de 1h10min21seg, foi a melhor atleta brasileira. Ao todo, 14 mil corredores de todo o país e do exterior participaram do evento, que este ano teve novo local de largada e chegada, ao lado ra Minas Arena, tornando-se mais técnica com trechos de subida e descida.
Foto: Ronaldo Milagres/MBraga Comunicação
As novidades deste ano acabaram dando sorte a Giovani. Em grande momento, o atleta fez bonito na disputa ganhando o duelo com os quenianos. “Estou bem preparado e provei isso neste domingo. Foi um grande resultado e isso me dá mais ânimo para buscar outro desempenho positivo na São Silvestre”, declarou o atleta, de 31 anos, natural da cidade de Natércia, e que este ano foi 14º no Mundial de Meia Maratona, sendo o primeiro não africano da competição.
O vencedor gostou das mudanças. “Ficou mais duro, mas eu gostei muito. Acabei tendo sorte nesta primeira prova com largada e chegada diferentes. Isso mostra que meu trabalho tem qualidade e que tenho potencial para buscar novas conquistas”, completou o atleta, que venceu a Volta da Pampulha pela primeira vez na carreira.
Feminino
A queniana Maurine Kipchumba também fez uma boa estreia, levando para casa o título e mantendo a hegemonia estrangeira no feminino. “Estou mito feliz por ter vencido aqui. Foi uma prova difícil, pois não gosto muito de subidas e descidas, mas mantive o ritmo e consegui um grande resultado”, afirmou a atleta de 24 anos e que este ano ganhou as etapas do Circuito Caixa São Paulo e Goiânia
Já a brasileira Marizete era só alegria com o quinto lugar. Depois de dois anos afastada em razão de uma artroscopia, ela consegue um grande resultado. “Isso me deixa muito satisfeita, pois estou voltando ao meu ritmo. Agora é pensar na São Silvestre”, afirmou a corredora, de 37 anos e natural de Santa Maria da Vitória, na Bahia.
Resultados da 14ª Volta Internacional da Pampulha
Masculino
1) Giovani dos Santos (Brasil), 57min04sg
2) Chala Debele (Etiópia), 57min14seg
3) Valério Fabiano (Brasil), 57min47seg
4) Damião de Souza (Brasil), 58min12seg
5) Alphonce Simbu (Tanzânia), 58min25seg
Feminino
1) Maurine Kipchumba (Quênia), 1h07min08seg
2) Nancy Kipron (Quênia), 1h07min33seg
3) Fekede Megede (Etiópia), 1h07min56seg
4) Anastazia Ghamaa (Tanzânia), 1h09min47seg
5) Marizete Moreira do Santos (Brasil), 1h10min21seg
Cadeirantes
1) Jaciel Paulino, 52min24seg
2) Carlos de Souza, 55min16seg
3) Rosivaldo Andrade, 1h00min11seg