A Corrida da Ponte 2012: resultados e fotos

Com clima ameno e depois da experiência de 2011, oito mil corredores participaram da Corrida da Ponte 2012. Confira as fotos e resultados.

A experiência de 2011 fez a diferença e, neste domingo ensolarado de 20 de maio, os oito mil corredores que participaram da Corrida da Ponte Sedex só tiveram uma preocupação ao cruzar a décima maior ponte do Hemisfério Sul: bater seus próprios limites. O clima ameno, os chuveiros aspersores e a largada em ondas ajudaram amadores e campeões. Vencedor no ano passado, Damião de Sousa cruzou a linha de chegada em primeiro lugar e um minuto abaixo de seu tempo. No feminino, Marily dos Santos também confirmou o favoritismo e completou a dobradinha bi-campeã da prova.

Além do forte esquema de trânsito montado pela organização do evento para diminuir o impacto na vida dos moradores, a rapidez com que as vias foram limpas e a estrutura da corrida desmontada possibilitou que a ponte estivesse completamente liberada às 11h, um tempo recorde levando em consideração o planejamento firmado com a CCR Ponte de retomar a rotina de tráfego às 14h.

Os corredores podem conferir os resultados completos nos links: geral feminino / geral masculino

A corrida começou às 7h20 com a largada da elite feminina. Mas, antes mesmo de colocarem seus pés na ponte, os corredores já faziam festa pela escolha da organização da prova de mudar a data de abril para maio. Edson Bergara, padrinho da corrida e conhecedor profundo do percurso (foi o segundo colocado na primeira edição, em 81), festejou:

“Ontem (no último sábado) fui na entrega dos kits e a saudade de correr a ponte aumentou. Só tenho lembranças boas aqui no Rio. Fiquei feliz em ver o que a organização da prova fez esse ano. Acertaram em tudo: horário, data, largada. Conseguiram a minha nota 10. Assim que eu acabar meu tratamento vou começar a treinar e no ano que vem quero correr aqui novamente”, disse o ex-maratonista e eterno apaixonado pela corrida de rua e pelo Rio.

Após a largada feminina, a elite masculina foi para a pista pontualmente às 7h30. Nos primeiros quilômetros da prova já era possível ver que o troféu de número um já estava com endereço certo, tanto para Marily dos Santos, quanto para Damião de Sousa. Com a motivação e a confiança em alta, os campeões não deram chance e avançaram a passos largos para a vitória.

“Esse ano eu treinei muito para essa prova e dei o meu máximo. Eu tinha convicção de que a prova era minha e foi por isso que consegui completá-la tão bem, além das mudanças da organização da prova, que só contribuíram para eu baixar meu tempo em mais de um minuto”, se alegrou Damião que, ao cruzar a linha de chegada em 2011 de mãos dadas com seu companheiro de equipe e segundo colocado este ano, Giovani dos Santos, teve o resultado computado como vice, mas ganhou todos os louros de bi-campeão este ano.

O pódio masculino – Crédito: Alexandre Loureiro/ Getty Images

Marily dos Santos festejou não somente a sua vitória individual, mas a de todos os brasileiros:

“A Ponte é nossa. Foquei no resultado e a partir dos 3km acelerei o passo para ver como estavam minhas adversárias. É muito difícil ganhar aqui, mas esse é o resultado do meu trabalho. A única coisa que tenho a me lamentar hoje é não ter prestado tanta atenção ao visual maravilhoso deste percurso”, contou Marily com o sorriso estampado no rosto.

O pódio feminino – Crédito: Alexandre Loureiro/ Getty Images

O pódio masculino e feminino ficou assim: Damião de Souza (1m04s26c), Giovani dos Santos (1m05s32c) e Giomar Pereira da Silva (1m05s51c); Marily dos Santos (1m16s46c), Maurine Galagati (1m18s48c) e Conceição de Maria Oliveira (1m19s17c).

Crédito: Alexandre Loureiro/ Getty Images

Números da Corrida da Ponte Sedex:

8 mil atletas
21,4 km de percurso
9 mil grades
9 mil cones de demarcação do percurso
35 caminhões para carga e descarga
10 ambulâncias
12 guinchos (entre leve, semipesado e pesado)
7 viaturas de apoio
20 caminhões
8 viaturas de inspeção
8 motos
2 viaturas de combate a incêndio/pipa

Crédito: Alvinho Duarte/ Getty Images

Crédito: Alvinho Duarte/ Getty Images

Crédito: Alvinho Duarte/ Getty Images

    
Crédito: Alvinho Duarte/ Getty Images

Crédito: Alvinho Duarte/ Getty Images

Crédito: Alvinho Duarte/ Getty Images

Crédito: Alvinho Duarte/ Getty Images

Crédito: Alvinho Duarte/ Getty Images

    

Crédito: Alvinho Duarte/ Getty Images

Resultado de 2012:

Masculino
1- Damião de Souza (BRA) – 1h04m26s
2 – Giovani dos Santos (BRA) – 1h05m32s
3 – Giomar Pereira da Silva (BRA) – 1h05m51s
4 – João Ferreira de Lima (BRA) – 1h06m05s
5 – Antonio Sousa Lima (BRA) – 1h06m17s
6 – Eliezes de Jesus Santos (BRA) – 1h07m04s
7 – Joseph Aperumoi (QUE) – 1h07m40s
8 – Cosme de Sousa (BRA) – 1h08m02s
9 – Valdir de Oliveira (BRA) – 1h08m17s
10 – William Salgado Gomes (BRA) – 1h08m25s

Feminino
1 – Marily dos Santos (BRA) – 1h16m46s
2 – Maurine Galagati (QUE) – 1h18m48s
3 – Conceição de Maria Oliveira (BRA) – 1h19m17s
4 – Roselaine de Souza Silva (BRA) – 1h19m58s
5 – Marcela Gomez (BRA) – 1h20m13s
6 – Maria Lucia do Nascimento (BRA) – 1h21m17s
7 – Vianca Zeballo (BOL) – 1h22m06s
8 – Gisele Barros de Jesus (BRA) – 1h22m20s
9 – Juliana de Paula Souza (BRA) – 1h22m33s
10 – Adriana Sutil da Costa (BRA) – 1h24m20s