6 dicas imperdíveis de Santiago, no Chile

A edição 2012 maratona, meia maratona e 10km de Santiago, no Chile, está chegando – veja as dicas do que fazer na cidade!

A edição 2012 maratona, meia maratona e 10km de Santiago, no Chile, está chegando.

A prova, que acontece no dia 01 de abril, receberá 25.000 corredores em todas as distâncias, e está se tornando um dos grandes eventos de corrida na América do Sul, atraindo muitos brasileiros.

Confira as dicas de algumas das atrações imperdíveis de Santiago e seus arredores, pelo viajante Claudio Borsa:

por Claudio Borsa

Executivo do Banco do Brasil (não corredor, mas viajante)

Santiago, capital do Chile, possui ao redor de 5 milhões de habitantes e tem como pano de fundo a belíssima Cordilheira dos Andes, cujas primeiras formações ficam a pouco mais de 70 km da capital.

É uma cidade plana, bem servida de transporte público, com um metrô que leva de forma rápida o turista aos seus principais pontos turísticos.

A seguir vão algumas dicas para aqueles que se dispuserem a gastar alguns dias para visitar a bonita capital chilena:

1. Visitar o Mercado Central

Esta bela construção de ferro fundido, que data do final do século XIX, é o local de maior concentração de restaurantes que servem a comida típica do Chile (frutos do mar). No mercado, além de inúmeros bons locais para comer frutos do mar, vale a pena visitar as bancas, onde se encontram à disposição do público diversas espécies que só existem nas águas do Pacífico, e que servem de base para os diversos pratos dos restaurantes do mercado.

(foto: arquivo pessoal)

.

2. Subir o Cerro Santa Lúcia

O Cerro Santa Lúcia, localizado no bairro Lastarria, na zona central da cidade, tem 65.000 m2 de área, e em seu interior há diversos monumentos e uma fonte muito bonita, inspirada na Fontana di Trevi. Para chegar ao seu topo, é preciso subir 70 m, através de duas trilhas, uma mais íngreme e outra mais suave. A recompensa para quem chega ao topo é uma vista de 360 graus da cidade, com a Cordilheira ao fundo. Se for outono ou inverno, os cumes estarão cobertos de neve, tornando a vista inesquecível.

(foto: arquivo pessoal)

.

3. Subir o Cerro San Cristóbal

O Cerro San Cristóbal é o segundo ponto mais alto de Santiago, com 300 m de altura, e fica dentro do Parque Metropolitano, que é o maior parque urbano do mundo. Sobe-se o Cerro através de um bondinho, chamado de funicular, mas para atingir o cume, onde há uma grande estátua de Nuestra Señora de la Concepción, é preciso caminhar bastante. Do topo, a vista é tão bonita quanto do Cerro Santa Lucia, mas pode-se tomar um teleférico que leva a diversos lugares, entre eles o Tupahue, que significa na linguagem mapuche Lugar de Deus, onde há belas imagens esculpidas em troncos de árvores.

(foto: arquivo pessoal)

.

4. Visitar a casa de Pablo Neruda

Em Santiago está La Chascona, uma das três casas do grande poeta chileno Pablo Neruda, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1971, hoje transformada num museu. Seu interior preservado apresenta vários objetos que Neruda reuniu quando foi embaixador do Chile em diversos países.

O nome é uma homenagem a uma de suas mulheres, Matilde Urrutia, que possuía vasta cabeleira ruiva, quase nunca penteada, o que levou ao apelido de la chascona, que significa a despenteada. Na frente da casa, em diversos painéis metálicos, é possível conhecer o belíssimo poema de Neruda “Pido Silencio”.

A casa situa-se no bairro Bellavista, noturno e boêmio, onde há ótimos restaurantes de comidas típicas e internacionais, onde, além da excelente gastronomia, é possível beber  os excelentes vinhos chilenos.

(foto: arquivo pessoal)

5. Visitar o Museu de Arte Pré-Colombiana

O Museo de Arte Precolombino situa-se no centro de Santiago e é considerado o melhor museu da cidade. O prédio data do início do século XIX e foi originalmente construído para abrigar a Real Aduana, quando o Chile ainda era colônia espanhola. É dividido em diversas alas e suas salas guardam objetos de diversas culturas indígenas, desde o México até o sul da América do Sul.

(foto: arquivo pessoal)

6. Visitar uma das várias vinícolas que rodeiam a cidade

Há diversas vinícolas que distam do centro da cidade não mais que 40 minutos, onde é possível conhecer os vinhedos e o processo de fabricação dos excelentes vinhos chilenos, além de participar de degustações inesquecíveis. A Concha y Toro (maior vinícola chilena), a Viña Undurraga, a Cousiño-Mácul e a Santa Carolina são algumas delas. Os tintos chilenos, principalmente os Cabernet Sauvignon e Carmenére (esta é a uva símbolo do vinho chileno), são realmente muito bons e dignos de uma visita às vinícolas.

(foto: arquivo pessoal)