Ljubljana: informações básicas

Confira nossas dicas que lhe ajudarão a programar sua viagem para Ljubljana.

Confira nossas dicas que lhe ajudarão a programar sua viagem para Ljubljana:

Leia também:

Ljubljana – dicas de viagem

Por dentro da Maratona de Ljubljana

Onde correr em Ljubljana

.

COMO CHEGAR

Não há voos diretos do Brasil para Ljubljana. Mas a localização do país é excelente, fazendo fronteira com Itália, Áustria, Croácia e Hungria, e você encontra voos das principais capitais europeias para Ljubljana (de Barcelona, por exemplo, o tempo de voo é de cerca de 2h). A empresa aérea da Eslovênia é a Adria, que faz parte da Star Alliance.

Outra pedida é chegar a Ljubljana de trem. Há trens diretos de diversas cidades europeias, entre elas Veneza, Viena, Zagreb, Budapest, Munique, Frankfurt, Zurique e Praga. Para consultar horários e preços, veja o site da empresa de trens local, Slovenske Železnice.

NO AEROPORTO

O aeroporto da cidade é o Jože Pučnik, que fica cerca de 30min de carro do centro de Ljubljana. Ali não tem mistério: o aeroporto é pequeno e descomplicado, mas sem grandes opções de lojas ou locais para lanches.

O Aeroporto de Ljubljana (foto: Correr pelo Mundo)

Do aeroporto, se você tomar um táxi, o preço é por volta de €30-35. Nossa dica é pegar o shuttle bus (Shuttle Markun), que, por €5, deixa os passageiros em frente à Estação Central de Ljubljana (de lá, são cerca de 10-15 minutos de caminhada até os principais hoteis da cidade). O Shuttle Markun fica bem em frente à saída do aeroporto.

Para ir da cidade ao aeroporto, basta pegar o Shuttle Bus no mesmo ponto, em frente à Estação Central de Ljubljana. Para não perder o seu voo, fique atento aos horários de saída dos ônibus no site da empresa.

No mapa: o ponto de chegada/saída do shuttle em frente à Estação da cidade e o centro de Ljubljana

ONDE FICAR

A região central de Ljubljana tem boa oferta de hoteis. Sugerimos consultar disponibilidade pelo site do Escritório de Turismo da cidade.

Nós ficamos no Hotel Park. Bem localizado, impecavelmente limpo, tem uma área de hotel e outra de hostel (ficamos na área de hotel). O café da manhã é completinho, e o staff é atencioso e fala inglês perfeitamente. Atenção que somente os quartos do tipo comfort tem internet gratuita (e excelente), mas com cabo (emprestado pelo hotel).

INFORMAÇÕES DE TURISMO

O Escritório de Turismo de Ljubljana tem diversos endereços e oferece ótimos mapas e pequenos guias gratuitos. Além disso, ainda conta com lojinhas, que vendem desde pelúcias de dragão — o símbolo da cidade — até guarda-chuvas, imãs, camisetas (tudo de muito bom gosto) e outros presentes sofisticados. Veja os endereços:

– Adamič-Lundrovo nabrežje 2,1000 Ljubljana (em frente às três pontes);

– Estação Central da cidade;

– Krekov trg 10, 1000 Ljubljana (sem loja)

Outra ferramenta fantástica para ajudar a planejar sua viagem é o próprio site do Escritório de Turismo de Ljubljana: o http://www.visitljubljana.si/en/ permite ao viajante criar um perfil, selecionar as atrações que deseja visitar para imprimir posteriormente — uma espécie de guia personalizado!

Foto: Ljubljana Tourist Board – D. Wedam

SEGURANÇA

A cidade é super tranquila e segura. Mantenha apenas os tradicionais cuidados com seus pertences.

A Embaixada do Brasil na Eslovênia postou um aviso aos brasileiros em viagem à Eslovênia:

“A Embaixada do Brasil em Liubliana informa que a legislação eslovena exige que estrangeiros portem documento de viagem válido durante a sua permanência no país, sob pena de multa e busca e apreensão do passaporte no local de estadia do estrangeiro em passagem pela Eslovênia”.

Em tempo: a Embaixada do Brasil fica na Praça do Congresso: Kongresni trg 3, 1º andar, 1000 Ljubljana, e funciona de segunda à sexta-feira das 09h às 17h. O site é http://www.brazil.si/.

TEMPERATURAS

Em nossa visita a Ljubljana, no início de setembro de 2011, passamos por temperaturas próximas aos 30°C, com lindos dias de sol. Nos meses de inverno, a média das temperaturas é de 0°C.

Confira a previsão do tempo em Ljubljana no Canal do Tempo.

MOEDA

A Eslovênia é país-membro da União Europeia desde 2004 e tem o EURO como moeda desde 2007, o que facilita e muito a viagem ao país.

IDIOMA

A cidade tem grande comunidade internacional universitária; isso com certeza facilita na hora de comunicar-se em inglês – é difícil encontrar alguém com grandes dificuldades de se expressar em inglês.

O idioma oficial do país é o esloveno.