Dentro do Parque Regional de Verdon, na Provence, está o Lac de Sainte-Croix – de cor esmeralda e entre os cânions de Gorges du Verdon, o lago é de cair o queixo.
Saímos de nossa base, em Aix en Provence, e rumamos em direção ao lago (segundo ponto verde no mapa) pelas estradas A51 e D952. São estradas menores, que oferecem lindas vistas e ainda passam por pequenas cidades desta região do sul da França.
O marcador azul no mapa é a simpática cidade de Gréoux-les-Bains – vale a pena estacionar o carro e passear pelo centrinho. A cidade fica lotada no verão.
O percurso total levou menos de 2h, em estradas com boa conservação e bem sinalizadas. O trajeto ainda era repleto de campos de girassol.
E para quem quiser ver os campos de lavanda da Provence, uma das principais atrações da região, esta rota é uma excelente pedida: quando passamos, no início de agosto, era possível reparar os campos de lavanda recém colhidos – fique de olho no calendário da lavanda na região (normalmente os campos estão fantásticos entre meados de junho e final de julho); segundo o blog Viajar Bem e Barato, do site Viaje Aqui, aqui estão alguns dos campos de lavanda mais bonitos da Provence.
Girassois no percurso (crédito foto: Correr pelo Mundo)
Encontramos muitos ciclistas fazendo a rota da Provence de bicicleta (crédito foto: Correr pelo Mundo)
Chegando ao lago, ainda na estrada a vista é de tirar o fôlego:
(crédito foto: Correr pelo Mundo)
Basta seguir pela estrada que você encontrará diversas entradas para o parque, inclusive com estacionamento. Entramos no segundo acesso ao lago, pois era maior e com mais vagas de estacionamento.
(crédito foto: Correr pelo Mundo)
O clima do lago é bem descontraído e simples: como não há restaurantes ou bares (somente fora do “complexo” do Lago), piquenique é quase que obrigatório – a maioria das pessoas passam o dia por aqui.
(crédito foto: Correr pelo Mundo)
Para um dia por aqui durante o verão, não esqueça da roupa de banho, toalha, chinelos, água e algo para comer.
E quem passar pelo lago, não pode perder o passeio de caiaque ou de pedalinho. Em agosto/2011, o preço era de 15€ por uma hora de pedalinho e um pouco menos para o caiaque.
Mas chegue cedo: no auge do verão, as esperas são grandes — mas os cenários são de filme, inesquecíveis:
Vista da Pont du Galetas (crédito foto: Correr pelo Mundo)
(crédito fotos: Correr pelo Mundo)