Aix en Provence

Na primeira quinzena de agosto, passamos 6 noites em Aix en Provence em uma viagem pelo sul da França. O objetivo era fazer uma road trip por uma das regiões mais charmosas da França, a Provence.

Na primeira quinzena de agosto, passamos 6 noites em Aix en Provence em uma viagem pelo sul da França. O objetivo era fazer uma road trip por uma das regiões mais charmosas da França, a Provence, famosa pelos seus campos de lavanda e por ter sido inspiração para artistas como Cézanne, e encontrar lugares bacanas para correr.

Aix-en-Provence, no mapa

Saímos de carro de Barcelona, na Espanha, em direção a Aix. São cerca de 500km, em estradas bem sinalizadas e de excelente qualidade. Sem pressa e parando nos paradouros fantásticos do lado francês, com estrutura de dar gosto, chegamos no início da tarde em Aix en Provence.

E nos recebeu um fantástico céu azul que não nos deixou por nada durante a nossa estadia.

O céu azul de Aix-en-Provence (foto: Correr pelo Mundo)

Escolhemos Aix como base nesta viagem a Provence por algumas razões:

– a cidade é super central e permite, com poucos quilômetros de estrada, chegar às principais atrações da região (e a ideia de ficar trocando de hotel toda noite não é das mais animadoras);

– a cidade tem uma excelente estrutura, com jeito de cidade pequena: com cerca de 150 mil habitantes, oferece boa rede hoteleira, restaurantes (um ótimo custo-benefício é o Bastide du Cours, na Cours Mirabeau), lojas e uma vida noturna bem bacana.

(fotos: Correr pelo Mundo)

O QUE FAZER

O centro antigo de Aix, onde está concentrada grande parte das atrações da cidade, é pequeno e fantástico para bater perna.

Um excelente ponto de partida é pela Cours Mirabeau. Este passeio, que atrai visitantes a qualquer hora do dia, foi construído no século 17 e é um verdadeiro túnel verde. Aqui é o lugar para fazer uma caminhada no final da tarde, escolher um bom restaurante ou café e ficar de bobeira, deixando o tempo passar.

A Cours Mirabeau também é o local da largada da meia maratona da cidade, que acontece no mês de maio (mais detalhes da prova no final do texto).

A Cours Mirabeau (foto: Correr pelo Mundo)

A fonte da Rotunda, construída em 1860, no início da Cours Mirabeau (foto: Correr pelo Mundo)

Um dos bons motivos para passear pela Cours Mirabeau à tardinha ou à noite é a feira que acontece diariamente. São produtos que vão desde os tradicionais sabonetes artesanais de Provence, passando por mel, doces e até quadros da região.

A feirinha na Cours Mirabeau (foto: Correr pelo Mundo)

Falando em feiras, a cidade está repleta de mercados a céu aberto, com frutas da estação (ótima pedida para depois do treino), além de produtos tradicionais da região e ótimas ideias de presentes. As feiras são, definitivamente, um ótimo programa na Provence.

O mercado das flores, na praça da prefeitura… (foto: Correr pelo Mundo)

…E a feirinha de sábado pela manhã na Place de Precheurs (foto: Correr pelo Mundo)

Outro passeio bacana para quem gosta de arte é o “nos passos de Cézanne”. É só passar no escritório de turismo de Aix e pedir este mapa, que mostra os lugares representativos na vida de Cézanne em Aix. O escritório de turismo ainda organiza visitas guiadas (basta ver a programação em www.aixenprovencetourism.com).

Aliás, recomendamos uma passada no escritório de turismo de Aix justamente porque eles estão super preparados não só para dar informações sobre a cidade, como também para dar informações das cidades próximas da região, com direito a mapa e tudo mais. O escritório fica na 2, place du Général de Gaulle, próximo à Fonte da Rotunda.

Anote aí: no mês de maio, há uma meia maratona e uma corrida de 7k (esta só para mulheres) pelas ruas de Aix. A altimetria da prova é bem variada – a cidade tem um terreno irregular. O site oficial da prova é http://www.semi-aix.com/index_en.php

Aix ainda sedia uma etapa do Ironman no final de setembro: http://ironmanpaysdaix.com/