Preparando-se para a Maratona de São Paulo

Da estrutura da prova, passando pela previsão do tempo, info do percurso da prova e o que ver na cidade, veja como se preparar para a Maratona de São Paulo!

É neste domingo, 19 de junho, que acontece a tão esperada Maratona de São Paulo. Além do percurso de 42km, corredores participarão também de provas de 25km e 10km.

Além da nossa página dedicada à corrida, com todas as informações básicas, que vão desde a localização dos postos de hidratação até a altimetria, postamos aqui outras dicas bacanas e curiosidades para quem participar da prova e aproveitar, também, para visitar a cidade e ver o que São Paulo tem de melhor:

ESTRUTURA

Os números da Maratona de São Paulo não são pequenos. Uma das maiores provas do Brasil (em 2010 foram 20.000 inscritos), a Maratona terá 400.000 copos de água, 18 postos de hidratação ao longo do percurso (sendo que 3 terão isotônico e 1 com gel), 420 banheiros e 1.500 pessoas trabalhando na organização do evento.

INFORMAÇÕES BÁSICAS

Confira a nossa página dedicada à corrida, com todas as informações para você se programar para a prova.

Veja também, no site oficial da prova:

Mapa da arena da largada

Mapa da arena de chegada

Manual do atleta

PREVISÃO DO TEMPO

Previsão do tempo, como o próprio nome diz, é uma previsão, e é bem comum que exista variações no que se diz na previsão e no que realmente acontece. Uma das queixas dos corredores com relação a esta prova é quanto ao horário de largada, um pouco tarde (mesmo sendo mais cedo do que em 2010): a Elite feminina larga às 7h50, e a largada geral ocorre às 8h25, muito provavelmente em virtude da transmissão da prova pela TV.

Para o domingo, a previsão é de sol, com mínimas de 13°C e máximas de 24°C (previsão conferida no dia 15/06).  Então, o jeito é não descuidar da hidratação durante todo o percurso e torcer para que as temperaturas fiquem amenas pela manhã (veja a previsão atualizada neste link).

CONHECENDO A CIDADE

São Paulo é um verdadeiro paraíso para os viajantes de todos os gostos e bolsos. Além de uma oferta cultural intensa, a cidade oferece uma das maiores variedades em termos de gastronomia do Brasil, que vai desde restaurantes sofisticados nos Jardins até o tradicionalíssimo sanduíche de mortadela do Mercado Municipal.

Quem corre os 42km vai poder conferir boa parte das atrações da cidade. A prova tem largada na Avenida Jornalista Roberto Marinho, em direção à Marginal Pinheiros. O corredores cruzam a Ponte do Morumbi, seguindo pela Marginal (de onde você verá a Ponte Estaiada, inaugurada em 2008) até a Av. Pres. Juscelino Kubitschek e de lá para a Ponte Cidade Jardim. Ali, os corredores passarão ao lado do Jockey Clube da cidade, na Avenida Lineu de Paula Machado, local de largada de diversos circuitos de corridas em São Paulo.

Dali os corredores seguem para o túnel Dr. Eurycledes de Jesus Zerbine, seguindo pela Avenida Valdemar Ferreira – na Praça Vicente Rodrigues, seguem pela Avenida Afrânio Peixoto, e logo depois de poucos kms chegarão na Cidade Universitária da USP, um dos locais que recebe muitos corredores – e é na cidade universitária que fica o Museu de Arte Contemporânea da USP.

Depois de correr pela Cidade Universitária, os corredores retornam por parte do mesmo trajeto de ida, e, chegando na Avenida Juscelino Kubitschek, os corredores seguem em direção a outro ponto de encontro dos corredores paulistanos: o Parque do Ibirapuera, e dali, estarão a poucos momentos da chegada, que acontece na Av. Pedro Alvares Cabral, no Obelisco da cidade.

Mas, São Paulo é uma cidade gigantesca, e muita coisa bacana fica de fora do percurso. Pra não perder nada de sua estada na cidade, recomendamos os seguintes sites para você conferir a programação do final de semana:

Cidade de São Paulo – site oficial do turismo da cidade

Viaje na Viagem – São Paulo – site do Ricardo Freire com dicas da cidade