Cannes

Cinema, praia, compras, gastronomia, vida noturna agitada e muita elegância resumem Cannes, no sul da França. Além, de, é claro, muitas opções de lugares para praticar corrida.

Cinema, praia, compras, gastronomia, vida noturna agitada e muita elegância resumem Cannes, no sul da França. Além, de, é claro, muitas opções de lugares para praticar corrida (que virão em um próximo post!).

A cidade é mundialmente conhecida pelo seu festival de cinema, que acontece anualmente no mês de maio, e que leva à Cannes dezenas de estrelas da telona. O cinema é, indiscutivelmente, um dos principais pontos de atração de viajantes à cidade, porém não é o único: Cannes tem, definitivamente, muito mais a oferecer do que somente o festival, que acontece no Palácio dos Festivais, ao lado do Porto Velho.

Cerca de 900km separam Cannes de Paris, mas a cidade fica a poucos quilômetros da fronteira com a Itália e pouco mais de 600km de Barcelona, na Espanha. Sua localização é privilegiada pois ainda fica a pequena distância de Nice e de Mônaco.

Cannes, no mapa (imagem: Google Maps)

Ao chegar em Cannes, não há nada melhor do que ter uma primeira impressão da cidade caminhando (ou correndo) pela orla: o Boulevard de La Croisette mostra todo o charme da cidade, com edifícios fantásticos (não deixe de passar pelo hotel Carlton Cannes), um porto com barcos de tirar o fôlego (daqueles que só são vistos no cinema), uma orla com espaços exclusivos e particulares, além de lojas de grife.

Visual da praia de la Croisette (crédito foto: Correr pelo Mundo)

O Porto Velho de Cannes: vale a visita para admirar as embarcações de cinema (crédito foto: Correr pelo Mundo)

O Hotel Carlton, em Cannes. A iluminação noturna deixa o prédio ainda mais lindo (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Um outro passeio obrigatório por Cannes é pela Rua Antibes. Paralela ao Boulevard de la Croisette, a rua Antibes é repleta de lojas e restaurantes. Próximo à prefeitura (Hôtel de Ville), a Antibes se transforma na rua Félix Faure e aí começam a surgir com mais frequencia os bares e restaurantes que deixam a noite da cidade bem agitada.

Rua Antibes, em Cannes (crédito foto: Correr pelo Mundo)

A Place de la Castre oferece uma das vistas mais fantásticas de Cannes. A Place fica na parte antiga de Cannes, no alto do morro, e os viajantes podem conhecer as ruínas de um antigo castelo medieval. Hoje, no local há museu com pinturas e história da música. Vale o esforço (que nem é tão grande) para subir até a Place de la Castre e aproveitar o visual da cidade.

Museu de la Castre (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Vista de Cannes na Place de la Castre (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Place de la Castre vista desde o porto antigo de Cannes (crédito foto: Correr pelo Mundo)

E se a visita a Cannes for durante o verão, então uma ida à praia é obrigatória. No sul da França é bem comum encontrar partes da praia que são privadas, ou seja, você terá que pagar uma determinada quantia para passar um turno ou um dia inteiro dentro de um espaço determinado, no qual você encontrará serviços como bares, restaurantes, espreguiçadeiras e todo o conforto possível. Nas áreas privadas de Cannes, muitas pertencentes a hoteis, chegamos a encontrar preços que variavam entre 10€ e 30€ que permitiam usufruir da estrutura (área de restaurante paga à parte). Também há espaços públicos na praia, com entrada gratuita.

Área privada da praia de la Croisette (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Apesar de Cannes ser conhecida por ser uma cidade sofisticada, existem muitas opções de hospedagem e alimentação com qualidade e preços honestos. Para hospedagem mais central, que facilitará seus passeios a pé, recomendamos ficar entre as ruas próximas à estação de ônibus e ao Boulevard de la Croisette.

Neste link, você encontrará um mapa bem útil de Cannes, com todas as atrações da cidade em destaque.