Onde correr em Zurique

Correr por Zurique é uma experiência fantástica. A cidade oferece excelentes lugares para correr, com lindas vistas, além de ser extremamente segura e com uma grande infra-estrutura.

Correr por Zurique é uma experiência fantástica. A cidade oferece excelentes lugares para correr, com lindas vistas, além de ser extremamente segura e com uma grande infra-estrutura.

Alguns parques, como os jardins de Zürichhorn e até mesmo a estação central de trens de Zurique oferecem armários para guardar seus pertences.

Além disso, para se hidratar antes, durante e depois do treino, não se preocupe se esquecer sua garrafinha de água: a cidade possui mais de 1200 fontes com água potável.

Parques, morros e as principais ruas nas margens do lago Zurique são as nossas dicas para correr por lá — e onde você sempre estará acompanhado por outros corredores — confere no mapa:

1. Zürichhorn / Jardim Chinês

Às margens do lago Zurique, as áreas de Zürichhorn e do Jardim Chinês são locais perfeitos para correr na cidade: de um lado, o lago, e de outro, muito verde, além de uma estrutura de primeiro mundo: armários para guardar seus pertences, banheiros, restaurantes, gramado impecável e vistas de impressionar. Além disso, para se refrescar no verão, você encontrará espaços para nadar, tobogãs e até para saltar no lago.

No meio do parque está o Jardim Chinês, presente da cidade-irmã de Zurique naquele país, Kunming.

É um dos locais preferidos para correr na cidade: muito próximo ao centro e com excelentes pistas (trechos com cimento e trechos com pedrinhas). Para chegar na entrada sul do parque, é só pegar um dos trens elétricos das linhas 2 e 4 (direção Tiefenbrunnen) e descer no final da linha, na estação Tiefenbrunnen e seguir em direção ao rio. Depois, é só subir em direção ao centro antigo.

Da entrada sul do parque até o encontro do lago Zurique com o rio Limmat, são cerca de 2,5km.

Este é definitivamente nosso local preferido para correr na cidade!

2. Platzspitz

Até 1992, a Platzspitz era um dos maiores locais de consumo de drogas na Europa. Naquele ano, a polícia tomou conta do local, e agora o parque é local de prática de esportes e passeio de famílias.

O parque fica localizado no centro histórico da cidade, junto ao Museu Nacional de Zurique, à Estação Central e ao encontro dos rios Limmat e Sihl; tem vistas lindas para o rio e para o museu. O terreno é de chão batido, e contém algumas possibilidades de diferentes percursos dentro do próprio parque. Como a extensão é pequena – uma volta ao redor do parque tem cerca de 1km, nossa sugestão é a de que ele seja ponto de partida para a sua corrida, seja para o norte, seja para o sul da cidade.

3. Região de Fluntern

Nesta área da cidade há diversas opções para você correr. Uma delas é o Vita Parcour, localizado bem atrás do complexo esportivo da Universidade de Zurique (que, infelizmente, não é aberto ao público).

O Vita Parcour é um percurso bem divertido, sendo uma mistura de corrida e exercícios de resistência e força. O terreno é de chão batido, com muitas árvores ao redor e o percurso inteiro tem cerca de 2,2km.

Mas a região também apresenta percursos maiores, e com muita variação de terreno — também em chão batido, que farão você se sentir no interior da Suiça – há poucas casas na região. Por isso, marque bem seu ponto de início para não se perder.

Para chegar, é só pegar o tram 6, direção Zoo. Desça na estação Zoo (final da linha). Se você gosta de futebol, aproveite para fazer uma visita à sede da Fifa, que fica bem próxima da estação, e tire sua foto com a réplica da taça da Copa do Mundo. O zoológico da cidade também fica próximo.

4. Na orla do rio Limmat

A orla do rio Limmat oferece uma boa estrutura para sua corrida: terreno de chão batido, linda vista e praças espalhadas pelo espaço. Nossa sugestão: comece próximo à área de Zurich West, parte da cidade que está sendo renovada, passando de um perfil industrial para um lugar repleto de restaurantes e casas noturnas, e termine no centro antigo da cidade.

5. Belvoirpark

Mais um parque à beira do Lago Zurique, este, do lado oposto ao Zürichhorn/Jardim Chinês, o Belvoirpark é um local plano para você fazer suas corridas. O terreno é variado, bem arborizado e com lindos gramados. Na região fica localizada a Escola Suiça de Hotelaria. Nossa sugestão: inicie sua corrida no sul do parque e vá subindo, costeando o lago, em direção ao centro antigo.

Agradecimentos especiais: Escritório de Turismo de ZuriqueSWISS