Natal em Barcelona

Fomos conferir a decoração natalina e as tradições nada convencionais desta época em Barcelona!

Tá certo que Barcelona não é uma das cidades com mais clima natalino da Europa… Se esforça, mas, na minha opinião, poderia ser um pouquinho melhor. Por mais fã que eu seja de Barcelona, a cidade tem ainda muito a aprender com a decoração de final de ano de Paris, ou de cidades alemãs como Munique, como mostrou o Ricardo Freire em seu site, o Viaje na Viagem. Mas em termos de tradição, Barcelona tem algumas muito particulares.

A principal feira da cidade, a Fira de Santa Llucia, fica em frente à Catedral de Barcelona. O local não poderia ser mais lindo.

A grande atração da feira é a venda de Caganers. Sim, é isso mesmo o que você pensou. Os caganers são figurinhas em miniatura, que ficam agachadas fazendo exatamente o que você está imaginando; estas figuras são colocadas nos presépios como símbolo de prosperidade, por mais estranho que isso possa parecer.

Os caganers expostos na Fira de Santa Llucia

É uma tradição bem forte na Catalunha, e a cada ano são lançados novos caganers, que caracterizam as mais diversas personalidades da Espanha e do mundo. Nos tempos de Ronaldinho Gaúcho no Barça, por exemplo, ele era a estrela do Natal em formato destes bonequinhos. Hoje, o sucesso é o Guardiola, técnico do Barcelona, Messi (atacante do mesmo time), além de uma vasta lista de políticos locais.

Uma outra tradição relacionada a esta do Natal na Catalunha — essa mais voltada para os pequenos — são os tiós. Os tiós são bonequinhos feitos de madeira, com uma cara bem feliz, mas que mal sabem o que lhes espera: os pais vão colocando doces, guloseimas e os famosos turrones embaixo do tió, começando no início de dezembro. Para o pobre tió não sentir frio, é colocado uma mantinha por cima dele. No dia de Natal ou na sua véspera, as crianças começam a bater com um bastão no pobre tió, para que ele entregue as guloseimas às crianças da mesma forma que o caganer. Tudo ao ritmo de músicas cantadas sobre o coitado do bonequinho sorridente.

Na feirinha em Tarragona, cidade próxima a BCN, tem tiós de todos os tamanhos

Para finalizar, vamos para algo mais convencional: as luzes de Natal pelas ruas. Barcelona colocou, nas principais ruas, algumas luzes bem bonitas.

Luzes nas Ramblas

Mas não se surpreenda se você estiver andando pelas ruas à noite e as luzes estiverem apagadas. Confira o horário de funcionamento das luzes de Natal em Barcelona:

Domingo a quinta, das 18h10 às 22h;

Sexta e sábado das 18h10 à meia-noite;

Nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 5 de janeiro as luzes ficaram acesas até a 1h.

Luzes na Avenida Diagonal

O edifício La Pedrera, de Gaudí, não recebeu luzes especiais, mas o Passeig de Gràcia sim

[ad#Autoria Post]