Cursa Popular de Sants

Fomos conferir a 32ª edição da Cursa Popular de Sants, em Barcelona. Veja os detalhes!

A Cursa Popular de Sants é uma das corridas populares mais tradicionais de Barcelona. Fomos conferir a sua 32ª edição, que ocorreu no dia 31 de outubro de 2010.

Sants é um dos bairros mais tradicionais de Barcelona. Até 1897, era uma cidade independente, quando então tornou-se parte da capital da Catalunha. Já a prova tem suas origens em 1934, ano da primeira corrida realizada em Sants. Com o início da Guerra Civil Espanhola, a prova foi suspensa, sendo retomada em 1979.

Chegamos no local da prova com duas horas de antecedência – com início programado para as 10h, às 8h já estávamos conferindo a movimentação. Poucos atletas, e, para a nossa surpresa, a estrutura ainda estava sendo montada – postos de hidratação sendo organizados, pórtico de largada sendo erguido e nem de perto o guarda-volumes estava pronto para iniciar suas atividades.

E a música? Peça fundamental para animar os minutos que antecedem uma prova – pelo menos no Brasil -, as músicas que tocaram antes da prova iniciar foram, na nossa opinião, de uma escolha um pouco infeliz. O que deveria ser para motivar, para dar energia aos corredores deu até sono…

Os corredores começaram a chegar em grande número a partir das 9h. As camisetas e os chips puderam ser retirados próximo à largada da competição.

A prova iniciou pontualmente às 10h; 10 minutos antes da largada, uma nuvem se aproximou e surpreendeu os corredores com uma forte chuva, fazendo com que todos procurassem abrigo embaixo dos prédios próximos ao local. Por sorte, a chuva não atrapalhou a corrida das crianças, que, felizes da vida, seguiam os passos de seus pais e parentes, correndo uma prova de 600m.

Largada da prova, animada por um “Gigante de Sants”

A prova é um grande evento para as famílias, que não são poucas a acompanhar os atletas que participam da competição que, neste ano, contou com 1500 corredores.

Pontos positivos da Cursa Popular de Sants:

– a provinha para as crianças;

– os postos de hidratação, com isotônico, água, laranjas e inclusive achocolatado;

– a animação em diversos pontos do percurso.

Já como pontos não tão positivos, destacamos:

– a música, que não era nada animada e parou de tocar cerca de 30min antes da largada;

– a organização com relação à estrutura da prova, que ainda estava sendo montada 1h30 antes da largada.

Momentos depois da largada da prova

[ad#Autoria Post]

Deixe um comentário