Os escolhidos. Assim foram chamados os 50 corredores que aceitaram o convite da Mizuno e encararam um dos maiores desafios físicos, e provavelmente mentais, de suas vidas: participar da Mizuno Uphill Marathon, primeira maratona de subida do país, realizada em um dos locais mais belos do planeta, a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina.
É essa experiência única que o jornalista Erich Beting relata em Mizuno Uphill Marathon – Morro Acima (Editora Máquina do Esporte, R$ 29,90), lançado nesta segunda-feira (21), em São Paulo.
O livro conta como foi a prova, disputada em um cenário ao mesmo tempo deslumbrante e com condições climáticas nem tão favoráveis naquele 30 de novembro de 2013, especialmente pela neblina que acompanhou os atletas na segunda metade da prova, justamente no trecho mais difícil, a temida subida, que terminava a 1.418 metros de altitude. O percurso teve largada na cidade de Treviso, passando por Lauro Muller e terminando em Bom Jardim da Serra.
Na sequência da obra, os 50 participantes dão o seu depoimento sobre como conseguiram superar todas as adversidades, o que pode servir de dica para os próximos aventureiros , já que a prova deste ano, programada para o dia 19 de outubro, será aberta ao público. Os depoimentos também ajudam a responder a pergunta que Beting faz no início do texto: “Por que essas 50 pessoas decidiram embarcar nessa aventura?”.
No prefácio do livro, Rogério Barenco, gerente da Mizuno no Brasil, explica como foi o processo de escolha de uma prova que pudesse ser inovadora para corredores com experiência em corridas em todos os cantos do mundo e com a opção de pelo menos uma prova disponível para correr por semana: “Subir a serra mais bonita do mundo era o ingrediente perfeito para todos nós, corredores ou não. A partir daí, entrou nossa missão empreendedora”, explica, lembrando também das dificuldades: “ Não poderíamos fechar a estrada, tínhamos de convidar os principais atletas amadores do país, teríamos de correr riscos e entregar os melhores resultados possíveis”.
Já Bernardo Fonseca, diretor comercial da X3M Sports Business, agência que organizou a prova, explica o processo de escolha da Serra do Rio do Rastro: “fomos atrás de um cenário para tornar a prova ainda mais desejada. Foi aí que, para nossa surpresa, descobrimos que a estrada de serra mais bonita do mundo era a do Rio do Rastro, em Santa Catarina. Era muito bom para ser verdade… Pegamos um voo, alugamos um carro e fomos descobrir como era a serra”.