Veja nossas dicas que ajudarão você a programar sua viagem para Dresden:
(leia também: nossas dicas de viagem para Dresden)
COMO CHEGAR
O aeroporto de Dresden fica a poucos minutos de distância do centro antigo da cidade. Não há voos diretos do Brasil, mas sim ligações com várias cidades da Alemanha e Europa.
Do aeroporto (Flughafen) para o centro, há uma linha de trem (S-Bahn linha S2), que custa apenas 2€ e chega à Estação Central de Dresden (Hauptbanhof) em apenas 21 minutos. Confira a frequencia dos trens no site da DB Bahn (empresa alemã de transporte ferroviário). Já uma corrida de táxi até o centro antigo custa entre 20 e 25€.
Há boas conexões também por trem, e por valores bem acessíveis: de Berlim, a viagem leva entre 2 e 3 horas (dependendo do trem); e um pouco mais de 2h saindo de Praga, na República Tcheca.
Fizemos a viagem de trem de Dresden à Praga e a viagem é muito agradável e rápida — além de preços bem convidativos (em breve, detalhes no site!). A estação central é moderna, bonita, e conta com bons serviços.
A Estação Central de Dresden (crédito fotos: Correr pelo Mundo)
ONDE FICAR
O centro antigo concentra as principais atrações da cidade – não pense duas vezes em hospedar-se na região; a variedade de hotéis é muito grande, os preços são honestos e você estará a pouquíssimos minutos de onde tudo acontece.
Ficamos no hotel NH Dresden Altmarkt. Em frente à igreja Kreuzkirche e junto à praça Altmarkt, o hotel é novinho em folha e tem estrutura perfeita para quem for visitar ou correr pela cidade: o café da manhã é de cinema, em um buffet de encher os olhos, com muita variedade e o principal: muita qualidade. São vários tipos de frutas, cereais, pães e sucos, além de doces e de itens tradicionais no café da manhã alemão, como ovos e até mesmo salsichas.
O hotel ainda conta com uma pequena academia e spa para os hóspedes no último andar: há esteiras, bicicletas ergométricas, remo e transport. A variedade de aparelhos é pequena, mas o ambiente compensa: agradável, extremamente limpo e sofisticado, e de quebra há água e toalhinhas.
Os quartos são amplos e modernos; além disso, a equipe de recepção é extremamente atenciosa. A internet é gratuita apenas no lobby do hotel; para uso no quarto, há uma taxa.
COMO SE LOCOMOVER
Hospedando-se no centro histórico da cidade (onde grande parte dos hoteis se localiza) é possível conhecer as principais atrações da cidade a pé, sem necessidade de transporte público. A cidade é plana e bem sinalizada.
Porém, a cidade é bem atendida pelos trams e ônibus. Neste link há um mapa das linhas de transporte da cidade.
INFORMAÇÕES
O Escritório de Turismo de Dresden fica no Palácio da Cultura (Kulturpalast), bem em frente à Altmarkt. Há também um centro de informações na Estação Central de Dresden.
TEMPERATURAS
No inverno, a média das temperaturas é bem próxima a 0ºC, mas sem grandes variações. Já no verão, as máximas costumam ficar nos 25ºC.
.
Nossos especiais agradecimentos à AirBerlin e ao Escritório de Turismo de Dresden, que tornaram essa viagem possível!