A corrida é uma das atividades físicas mais praticadas na capital catarinense, seja pelas condições favoráveis como boas temperaturas e superfícies ideais para o esporte, aliado à belas paisagens, ou mesmo pelo estilo de vida saudável que o esporte pede e os catarinenses aprovam.
O fato é que, ao longo dos últimos anos, Florianópolis tem se destacado no cenário internacional e atraído o olhar de grandes empresas do segmento de marketing esportivo, assessorias esportivas e adeptos da modalidade de todo o mundo.
Dito isso, Florianópolis foi a grande escolhida para sediar a primeira maratona organizada por uma das maiores empresas do segmento na América Latina, a Norte Marketing Esportivo, através do seu braço de corridas de rua, a O2. Nos últimos oito anos, a empresa assinou uma das provas de 21k mais disputadas da capital catarinense. A Maratona Cidade de Florianópolis acontece no dia 03 de junho, feriado de Corpus Christi, e as inscrições para a prova ainda estão abertas.
Com previsão de reunir 6 mil atletas, a prova terá também os trajetos de 21km e 7km, e marcará a estreia da O2 em provas de 42k. De acordo com o Diretor de Produção da prova, Felipe Fernandes, a escolha de Florianópolis para esta estreia levou em consideração o apelo turístico da cidade, as características de clima e de percurso. “Desde 2011 realizamos anualmente a Meia Maratona em Florianópolis e percebemos que atletas do Brasil inteiro desejam correr na cidade. Foi um caminho natural e que promoverá uma abertura para a inclusão no circuito internacional”, justifica.
“São eventos como a Maratona Internacional de Floripa que buscamos cada vez mais. Ameniza a sazonalidade, trazendo turistas para a cidade fora das férias. Isso movimenta nossa rede hoteleira e gastronômica, e gera serviços, além de aliar o turismo a uma atividade física. São turistas que têm chances de retornar e indicar Florianópolis para outras pessoas conhecerem” – diz Vinicius de Luca Filho, Superintendente de Turismo de Florianópolis.
Preparação e identificação do trajeto
A largada será na Beira-mar Continental e o principal diferencial da Maratona Cidade de Florianópolis está na utilização das duas principais pontes da cidade: Ponte Colombo Salles (1.227m) e Ponte Pedro Ivo Campos 1.252m (sentido continente) o que afere ao trajeto uma bela paisagem nas principais avenidas da capital. “Nosso principal cuidado, além de oferecer um evento extremamente organizado para os corredores, é gerar o menor impacto possível na mobilidade dos moradores, mesmo com o fechamento parcial de 42km de vias”, diz Fernandes.
Faltando cerca de 30 dias para a prova, a organização da Maratona Cidade de Florianópolis estima que 80% dos corredores sejam oriundos de outros estados, sendo que São Paulo e Paraná lideram o ranking de inscritos. Atletas de países como Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia também já garantiram a sua inscrição e para todos a organização dá o alerta: “Floripa é imprevisível, o atleta deve estar preparado para enfrentar um clima frio, com possibilidade de chuva e vento forte”, orienta Fernandes.
A organização prevê que os primeiros colocados concluam a prova em 2h25, no masculino, e 2h50, no feminino. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de maio. Para a prova de 42k o limite técnico é de 4 mil inscritos. Os kits dos atletas serão retirados no Centro Sul, na Av. Gov. Gustavo Richard, 850, Centro.
Outras informações no site www.42kdefloripa.com