Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro lança time de especialistas

Criação do Time Maratona do Rio celebra edição comemorativa dos 15 anos da maior prova do Brasil.

A organização da Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro anunciou no dia 18 de janeiro a formação de um seleto grupo de especialistas que tem como objetivo compartilhar conteúdos sobre o mundo da corrida e promover a interação entre os corredores, além de construir e fortalecer relação com os todos os envolvidos na prática esportiva.

Foto: Thiago Diz

Este anúncio marca a contagem regressiva de cinco meses para a 15ª edição do evento, que acontece dia 18 de junho de 2017. O evento reunirá 33 mil pessoas em provas de 6km, 21km e 42km.

Com a presença de grandes profissionais de diferentes áreas, o Time Maratona do Rio é composto pelo Dr. Paulo Lourega (Diretor-Médico da Maratona do Rio desde 1987), Dra. Fabíula Schwartz (Especialista em medicina do esporte e Diretora da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro), Roberta Lima (Nutricionista do esporte com mais de 10 anos de experiência no esporte de alto rendimento), Vanessa Protásio (Psicóloga, Especialista em Coach e corredora) e o Dr. Sérgio Maurício (Médico Ortopedista formado pela UFRJ).

A edição comemorativa da maior maratona do Brasil, a Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro, contará com uma série de ações ao longo do ano de 2017.

“Mais do que a comemoração pelos 15 anos, a formação deste time é um compromisso assumido pela prova, que se desafia a cada ano para levar o melhor ao público que compõe a sua história. Queremos trazer a melhor experiência de corrida para as pessoas. Sempre buscamos nos relacionar com o corredor e este lançamento é um marco no calendário de ações online e offline previstos para esse ano”, declara Carlos Sampaio, Sócio-Diretor da Spiridon Eventos.

Na seleção desses colaboradores, a organização levou em conta profissionais que são responsáveis por carregar a essência de cada área e ainda nutrir uma forte relação com o esporte. Além de conteúdos compartilhados no Blog da Maratona do Rio, nas redes sociais e na imprensa, os profissionais terão agenda para responder dúvidas e interagir com os corredores.

“A ideia é conversar com iniciantes e avançados, além de inspirar novos praticantes. A partir desta plataforma, o corredor encontrará dicas e informações para melhorar seu desempenho esportivo e qualidade de vida com temas como prevenção. Eles trarão informações, as mais recentes tendências do segmento, promoverão debates sobre os temas decisivos, além de criarem um espaço de interação”, explica Bianca Ribeiro, Diretora de Projetos Proprietários da Dream Factory.

A Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro 2017 integra o calendário oficial de eventos e datas comemorativas da cidade do Rio de Janeiro. O evento é realizado e organizado pela Spiridon Eventos e pela Dream Factory. A tradição e a excelência da prova, além do cenário único, ajudaram a colocar o evento entre os melhores de sua categoria no mundo. O número recorde de inscritos consolida prova como uma das corridas de rua mais desejadas do calendário mundial. No ano de 2003, data de estreia da prova, a corrida Rio contou com três mil corredores. Em 2017, serão 33 mil pessoas.

Percurso
A Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro terá a largada dos seus 42km na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, passando pelas praias do Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e chegando no Aterro do Flamengo. A largada da Meia Maratona (21km), será na Praia do Pepê, Barra da Tijuca. A Family Run por sua vez terá o início e o término dos seus 6km no Aterro do Flamengo.

Conheça o Time Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro

Paulo Lourega
O Diretor médico da Maratona do Rio desde 1987 tem um nato perfil de liderança e conhecimento em planejar as necessidades médicas para grandes eventos esportivos. Além da especialidade em medicina esportiva, é membro da Diretoria (Board of Governors) da International Marathon Medical Directors Association (IMMDA); das Sociedades Brasileiras de Ortopedia e Traumatologia, de Medicina do Exercício e do Esporte e de Medicina Física e Reabilitação; das Câmaras Técnicas de Medicina Desportiva e de Fisiatria do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro e Presidente da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro. Amante do judô desde a juventude, o gosto pelo esporte também se estendeu ao ciclismo, à natação e, atualmente, mantém uma rotina de exercícios aeróbicos, de alongamento e de musculação.

Fabíula Schwartz
Médica cardiologista, interessou-se logo no início da profissão pelo poder do exercício físico na prevenção e no controle de doenças crônicas. É especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e uma das médicas da equipe de saúde da Maratona do Rio desde 2010. No consultório, avalia e cuida de corredores ano todo. E candidatos a corredores também.

Roberta Lima
Carioca e praticante de corridas de rua, é a nutricionista da seleção olímpica de judô desde 2003. Esteve na comissão técnica nos Jogos de Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016. Tem vasta experiência com o esporte de alto rendimento e, por isso, foi convidada para integrar a equipe de especialistas da Maratona CAIXA da Cidade Rio de Janeiro.

Vanessa Protásio
Psicóloga clínica formada pela PUC-Rio e maratonista profissional há 33 anos, sendo campeã da Maratona do Rio e na corrida da Ponte, ambas as provas em 1982. Manter-se há tanto tempo em alto nível é fruto de muitos treinos e de persistência. Em 2010, tornou-se leader coach pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), em seguida especializou-se em Lisboa, Portugal, na área de coaching esportivo. Desde então desenvolve projetos enquanto mental coach.

Sérgio Maurício
Médico e ortopedista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e cirurgião de joelho formado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).
Nasceu em Corumbá (MS), mas adotou Niterói, no Rio de Janeiro, desde 1990, onde mora e mantém um de seus consultórios. A forte paixão por corridas nasceu em 2010, quando cursava residência em ortopedia e tinha muito pouco tempo para se dedicar aos exercícios físicos. Já no ano seguinte, tomou duas importantes decisões: começar a pós-graduação em medicina do esporte e correr uma maratona. De lá para cá não parou mais.

Mais informações no site oficial do evento: www.maratonadorio.com.br