A adidas revelou recentemente, na Alemanha, o adidas Futurecraft M.F.G. (Made for Germany), primeiro produto criado pela SPEEDFACTORY, fábrica inteligente e totalmente automatizada da companhia que é o futuro da produção de calçados.
A estrutura, instalada na cidade Ansbach, fabrica os produtos com uma rapidez incomparável a outros processos e permite a customização de acordo com as necessidades do consumidor. O lançamento é primeiro passo para o que a adidas acredita ser uma revolução para a indústria.
“Com a SPEEDFACTORY, nós temos uma inovação revolucionária que pode ser implementada em qualquer lugar do mundo, levando o laboratório para as ruas. Isso nos dá a oportunidade de combinar uma velocidade de fabricação única com a flexibilidade de repensar processos convencionais. O ponto inicial dessa jornada é o adidas Futurecraft M.F.G. e nossa ambição é levar aos consumidores o que eles querem, quando querem” diz James Carnes, vice-presidente de criação estratégica da adidas.
O tênis apresenta a maior precisão possível em design, alcançada com o uso da tecnologia ARAMIS usada para entender com segurança como o pé do atleta se move durante a corrida. Isso fez, por exemplo, com que o suporte das três listras e do calcanhar fossem substituídos por outras estruturas aplicadas em diferentes partes do calçado para garantir o melhor suporte.
Outra inovação do Futurecraft M.F.G. é uma nova barra torsão, que está dentro da sola para garantir a melhor flexibilidade. O tênis tem a tecnologia Boost e cabedal PRIMEKNIT com todos os elementos que combinam o maior nível de conforto, suporte e estilo.
“Do ponto de vista do design, a SPEEDFACTORY traz uma oportunidade de explorar novos modos de criar o calçado perfeito. Ela nos permite usar dados e análises para moldar o futuro dos produtos de performance – nós podemos criar um tênis usando insights reais, que podem ser um benefício para os atletas. O adidas Futurecraft M.F.G. é o começo de uma jornada empolgante” afirma Ben Herath, vice presidente de design da adidas.
Foto: adidas / divulgação
Outro objetivo da SPEEDFACTORY é trazer uma flexibilidade na manufatura de produtos esportivos, acelerando o processo de criação e desenvolvimento. A visão da adidas é reduzir o tempo que se leva da concepção da ideia, até a fabricação e distribuição para varejistas, além de exportação. O que normalmente levaria 18 meses, agora pode ir para alguns dias, ou até mesmo horas, se a produção for feita na mesma cidade de distribuição.
O produto inicial foi feito exclusivamente para Alemanha. O próximo destino da SPEEDFACTORY é o Condado de Cherokee, em Atlanta.