A disputa já era internacional, há muitos anos, inclusive com dobradinhas quenianas nas últimas quatro edições e 23 dos 60 títulos conquistados por atletas de outros países. Agora, a prova ganhou um status ainda maior, com a certificação de percurso homologada pela IAAF – International Association of Athetics Federations, a entidade máxima do atletismo no mundo.
A aprovação reconhece não só o percurso, com a distância correta, sendo possível o registro de marcas e recordes mundiais, como reconhece todas as práticas de qualidade e estrutura da prova, como hidratação, assistência médica, entre outros pontos, que também classificam o evento santista como “Permit Ouro”, o nível máximo nas corridas de rua no Brasil, pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
“É um reconhecimento importante, que demonstra o nosso comprometimento com os participantes em oferecer condições ideais. A prova é feita para os atletas”, ressalta o gerente comercial e de marketing, Davidson Iuspa, que há 12 anos é responsável pela direção técnica da corrida santista, hoje figurando entre as três maiores do País, a primeira se for considerada só a distância dos 10 km.
Vale destacar que a prova já contava com o reconhecimento da CBAt, garantindo os recordes oficiais. Tanto que em 2012, a queniana Paskalia Kiproech teve o seu tempo de 30min57s, confirmado como o segundo mais rápido da temporada no Mundo no ranking da IAAF. Também no ranking brasileiro de todos os tempos, há sete atletas com seus resultados em Santos, sendo os 10 KM Tribuna FM-Unilus a única prova no Brasil figurando entre as 20 melhores marcas.
Outras informações no site oficial da prova: www.triesportes.com.br.