A 12ª Meia Maratona A Tribuna-Praia Grande está confirmada para o dia 20 de setembro. Com 3.800 vagas entre a prova principal de 21.097 metros e a corrida participativa, de 10 km, as inscrições serão abertas no próximo dia 14/07, exclusivamente pelo site www.triesportes.com.br.
Foto: Nirley Sena – A Tribuna
Neste ano, a grande novidade é que o evento será voltado para atletas amadores, sem largada da categoria elite. Os cinco melhores do masculino e da feminina receberão troféus. “Decidimos fomentar e valorizar mais os atletas amadores”, anuncia o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini. “Nada impede que atletas de elite participem. Temos vários talentos na região, que já fizeram história e o percurso é fantástico para marcas pessoais”, complementa.
A largada também terá mudanças, com os participantes divididos em três pelotões: o A, com os 100 melhores homens e 30 primeiras mulheres da prova de 2014, mais 50 atletas com inscrição VIP; o B, também com corredores dos 21 km; e o C (este com início posterior), com os participantes dos 10 KM. Já os cadeirantes e deficientes físicos começam a disputa, antes dos amadores.
Mais uma vez, a grande atração do evento será o percurso, totalmente plano, ao nível do mar e retangular, com duas grandes retas de quase nove quilômetros cada um e tendo a orla da praia e o mar como cenário na segunda metade da prova. “Desde a edição inicial a prova ficou conhecida por esse trajeto sensacional, em vias largas e tendo a praia em boa parte da corrida. É um diferencial”, ressalta Santini.
Ele também lembra o crescimento gradativo do número de participantes. “No ano passado aumentamos 300 participantes, alcançando 3.500 inscritos e foi tudo perfeito. Fizemos uma avaliação e, novamente, vamos ampliar em mais 300 competidores, alcançando 3.800. Sempre fazemos um estudo para dimensionar as necessidades dos corredores”, explica o diretor-presidente de A Tribuna.
O início e final da corrida serão realizados junto ao Paço Municipal, na Vila Mirim. Os primeiros nove quilômetros são percorridos na Avenida Kennedy, uma das principais da Cidade. Na sequência, os atletas pegam a Avenida Marechal Mallet, um pequeno trecho na Avenida Brigadeiro Faria Lima e mais nove quilômetros pela orla, na Avenida Presidente Castelo Branco.
Em reunião na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato, com a presença do secretário de Esportes e Lazer de Praia Grande, Hugulino Alves Ribeiro, o Hugo, a equipe da organização, e representantes das secretarias de Esportes e Lazer, de Trânsito, de Obras, de Saúde, da Guarda Municipal, e também da Polícia Militar, todos os detalhes foram discutidos para a realização do evento.
“A Prefeitura dá total retaguarda ao evento e esse é um dos pontos que garantem o sucesso, junto com a grande participação do público”, diz Davidson Iuspa, da organização. “São 11 anos de história. Já criamos uma história, uma identidade”, acrescenta.
As inscrições serão realizadas do dia 14, às 10h, até o dia 12 de agosto, mas podem ser encerradas antes, caso o limite de 3.800 atletas seja alcançado. Devem ser feitas pelo site www.triesportes.com.br, com o pagamento feito por boleto bancário. Para os atletas amadores, a taxa será R$ 82,00, com associados do Clube A Tribuna (pessoa física), R$ 74,00. Maiores de 60 anos têm 50% de desconto (R$ 41,00), enquanto que a inscrição VIP (para largar no Pelotão A), o valor será de R$ 132,00.
“Todos os inscritos ganharão camiseta alusiva a prova no kit e no final da prova, terão medalhas de concluintes”, explica Diogo de Barros Souza, da organização do evento, também destacando como atrativo do evento as três atrações musicais, ao longo do trajeto, para motivar os participantes. Mais informações pelo telefone (13) 2102.7164 ou pelo e-mail atendimento@triesportes.com.br