A Maratona de Chicago 2012 teve um impacto econômico estimado em mais de 243 milhões de dólares, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Illinois- Urbana-Champaign’s Regional Economics Applications Laboratory.
O número indica um crescimento no impacto econômico de 11%, com relação à edição 2011 da prova.
O estudo mostrou que o evento contribuiu, de forma direta, com aproximadamente 98 milhões de dólares nos principais setores do turismo, além de mais de 145 milhões de dólares em atividades indiretamente relacionadas ao turismo. Isto significa que, a cada dólar gasto por um participante da prova, foi gerado um adicional de 1,29 dólares na economia de Chicago. Para chegar aos números, a equipe aplicou o modelo de input-output da região de Chicago.
“A Bank of America Chicago Marathon continua sendo um motivo para que as pessoas de nosso país e do exterior visitem nossa cidade, ano após ano,” disse Don Welsh, presidente e CEO da Choose Chicago, organização oficial de turismo da cidade. “A maratona é muito mais que um evento esportivo, é uma celebração em escala global.”
“Muitas pessoas vêm a Chicago pela primeira vez por causa da maratona, e elas vêm de todos os 50 estados e de mais de 100 países”, disse Tim Maloney, presidente do Bank of America Illinois. “Milhares de pessoas esperam pelo evento todo ano, não importa se estão correndo, torcendo pela família e amigos, ou trabalhando em um negócio que atende a este público. Somos orgulhosos de trabalhar ao lado de Chicago para garantir que cada participante da maratona tenha uma experiência positiva e queira retornar no próximo ano.”
A próxima edição da Maratona de Chicago acontece no dia 13 de outubro de 2013, com largada e chegada no Grant Park.
Mais detalhes no site oficial do evento: www.ChicagoMarathon.com.