O objetivo dos organizadores é evitar que os participantes, especialmente os amadores, enfrentem muito calor na parte final da prova, que este ano terá largada e chegada no mesmo local, no Ibirapuera, em frente ao Obelisco. Isso valerá para os 42,1 k, os 10k e a caminhada de 3k, sendo que somente os 25k largarão no Ibirapuera e chegarão na Avenida Escola Politécnica, próximo à Cidade Universitária de São Paulo.
A programação começa às 7h40, com a categoria Cadeirante. Ao longo do percurso de 42,2 km, os atletas terão dez pontos com atrações musicais como tem acontecido nas últimas edições, dois postos de hidratação com isotônicos, dois de distribuição de gel, 18 postos de água, dois inéditos postos de distribuição de carboidratos naturais ou frutas secas.
Melhorar as condições para os competidores do pelotão geral, responsáveis pelo crescimento da prova. Este foi o pensamento dos organizadores com a antecipação da largada na 19º Maratona Internacional de São Paulo. Esses 30 minutos serão importantes para evitar a maior temperatura do meio-dia, o que poderá ainda resultar num melhor rendimento dos atletas e, quem sabe, nos tempos finais.
As inscrições seguem abertas e poderão ser feitas até o dia 2 de outubro pela internet, no site www.maratonadesaopaulo.com.br, com taxas de R$ 80,00 para a maratona, 25k e 10k, e R$ 50,00, para a caminhada. As inscrições poderão ser encerradas quando o limite técnico for alcançado. As datas para a entrega de kits serão divulgadas posteriormente no site oficial.
O evento terá diversas opções para atletas de diferentes níveis. Além dos 42.195 metros, destinados aos mais experientes e preparados, a Maratona Internacional de São Paulo, apresenta outras distâncias menores e adequadas aos vários níveis de competidores. A competição terá ainda provas de 25 km, 10 km e ainda uma caminhada de 3 km, tornando-se um evento também para toda a família.