São Paulo, SP, julho de 2013— A adidas apresenta o Springblade, o primeiro tênis de corrida com lâminas individuais do mercado esportivo. Desenvolvido para impulsionar o atleta, a nova tecnologia foi criada a partir de uma necessidade do corredor brasileiro, e levou mais de seis anos desde sua concepção até o lançamento.
Ao contrário das estruturas comuns de EVA, que retornam energia de forma vertical, o Springblade tem 16 lâminas altamente elásticas compostas por polímero de alta tecnologia, precisamente anguladas para reagirem a qualquer superfície. Ao pressionar o solo, o calçado retorna energia lâmina a lâmina, impulsionando o corredor e criando uma sensação de retorno explosivo de energia.
O adidas Springblade masculino (foto: divulgação)
“Com o objetivo de entregar uma nova experiência de corrida aos brasileiros, concebemos o Springblade no país, desde o briefing até o desenvolvimento final. O calçado é uma obra de arte do ponto de vista de biomecânica e da engenharia. É completamente diferente de qualquer outro calçado do mercado de corrida”, diz Caio Amato, gerente de running da adidas do Brasil.
A posição, a geometria e a espessura de cada lâmina foram precisamente desenhadas de acordo com a passada do corredor para dar suporte e permitir todos os movimentos durante a corrida. Além disso, os materiais da parte superior do calçado, que usam a tecnologia Techfit, foram criados para envolver os pés dos corredores, garantindo maior proteção e aproveitando a energia recebida das lâminas.
Detalhe do adidas Springblade masculino (foto: divulgação)
Em cada etapa do processo de desenvolvimento do produto, o aIT (departamento de Inovação da adidas) executou diversos testes, dentre eles inclusive testes de balística em diferentes materiais e densidades para garantir que cada lâmina fosse o mais eficiente e estável possível. O Springblade é ainda sete vezes mais resistente a temperaturas extremas que um tênis feito com o material EVA, mais comuns entre tênis de corrida no Brasil.
“A adidas sempre teve a inovação em sua essência. E é sempre em busca de estender as barreiras do mercado esportivo que continuaremos a surpreendê-lo com inovações que desafiam até mesmo o imaginário do corredor”, ressalta Amato.
O Springblade estará disponível para vendas em lojas adidas e no e-commerce da marca e nos principais pontos de venda do Brasil a partir do dia 1º de agosto com preço sugerido de R$ 999,90.
O adidas Springblade feminino (foto: divulgação)
Detalhe do adidas Springblade feminino (foto: divulgação)