A parte antiga de Praga é repleta de paralelepípedos e calçadas estreitas: o que para o corredor do dia a dia na cidade pode ser um ponto não tão positivo, para o corredor viajante este é um charme a mais de correr na capital da República Tcheca.
A maratona e a meia de Praga tem largada na Praça da Cidade Velha e na Sala de Concertos Rudolfinum (próximo à Ponte Carlos) respectivamente, o que garante um percurso repleto de paralelepípedos, mas com muita história, prédios repletos de detalhes e vistas inesquecíveis.
Nossa dica para correr em Praga é no próprio centro antigo da cidade. Chegando a ser muitas vezes quase que intransitável durante o dia devido ao número de viajantes, na primeira hora da manhã o centro antigo é pura tranquilidade. É a oportunidade perfeita para conhecer Praga sem o agito dos turistas.
Não são muitos os carros que passam por ali, devido às ruas estreitas e muitas vezes até fechadas ao trânsito. E na primeira hora da manhã os turistas ainda não saíram para conhecer a cidade. A situação permanece desta forma até por volta das 8h, 8h30 da manhã.
Por isso, leve seu tênis e roupa de corrida, acorde cedo e corra pelo centro antigo de Praga, que será quase que só seu (você o dividirá com pouquíssimos pedestres e, claro, outros corredores). Fique atento apenas para os desníveis na rua, que não são poucos, para evitar algum acidente. E aproveite! A impressão que você terá da cidade será única:
Corredores na Ponte Carlos (crédito foto: Correr pelo Mundo)
Ponte Carlos (crédito foto: Correr pelo Mundo)
Correndo pela Ponte Carlos (crédito foto: Correr pelo Mundo)
Ruas de Praga (crédito foto: Correr pelo Mundo)
(crédito foto: Correr pelo Mundo)
(crédito foto: Correr pelo Mundo)