Corredor Viajante – Luiza Reis – Meia Maratona de Berlim

Prova: Meia Maratona de Berlim 2011

Relato enviado em 16 de abril de 2011

Como minhas férias estavam programadas para Abril, pesquisei as corridas internacionais e não pude deixar a oportunidade de correr em Berlim passar. Como pretendo correr a Maratona de Berlim, aproveitei para treinar no percurso dos 42km mais rápidos do mundo.

A entrega dos kits é super organizada e a feira é fantástica, capaz de deixar qualquer corredor perdido entre tantas ofertas e produtos relacionados à corrida. É realmente tentador!

No dia da meia maratona, tomei meu café da manhã e fui caminhando do meu hotel até a largada. Escolhi um bem próximo justamente por causa da corrida. A largada dos 21km foi às 10:45 e a Fun Run, às 10:10. A Fun Run é uma corrida de 3,5km que larga antes da corrida de Inline, Handbiker e Meia Maratona. Durante o trajeto do meu hotel até a corrida, vi muita família correndo a Fun Run. Várias crianças corriam como se estivessem brincando e muitas levavam super à sério. Algumas corriam com os pais sempre incentivando ao lado. O clima é de confraternização total apesar da seriedade dos alemães.

A temperatura estava elevada. Não imaginava que correria com 23°C. A largada é muito animada, mas o percurso não tem tanta torcida como vi ano passado em Newcastle. Se quiser ir à uma corrida animada de verdade, corra a Meia Maratona de Newcastle, a Great North Run, mas se quiser bater seu recorde, corra em Berlim! O percurso é todo plano e a vista é linda. O que é tanto um ponto positivo quanto negativo ao mesmo tempo. Para atletas profissionais, vale encarar as ruas de Berlim com seriedade e não será difícil bater seu próprio recorde. Mas, para quem corre por prazer como eu e também é um turista em Berlim (ou em qualquer outra cidade), fica difícil correr sem querer reparar nos detalhes e curtir cada ponto turístico, cada rua, cada novidade.

Minha ideia inicial era acelerar e melhorar meu pace. Até os primeiros 10km fui num ritmo bom e fiz em 1 hora, apesar de gastar alguns minutos nos postos de hidratação (os alemães param mesmo para beber água, o que quebra muito o ritmo de quem está acostumado a correr bendo água ao mesmo tempo). Quando me dei conta de que estava correndo em Berlim, resolvi desacelerar e me despreocupar com o tempo e curti cada rua, cada esquina da prova. Guardei cada km da prova na minha memória e quando recebi a medalha da minha décima primeira meia maratona, senti a mesma sensação que tive ao completar minha primeira prova há dois anos e meio atrás, quando ainda tinha inúmeras crises de bronquite e dependia de muita nebulização. Sim, a corrida pode mudar e muito nossa vida.

E, como não poderia ser diferente, o final da corrida é comemorado pelos alemães com muita cerveja. Postos de “hidratação” de cerveja são encontrados bem após a entrega das medalhas. Participar de provas internacionais é sempre uma experiência única.