Corredor Viajante – Mônica Andrade – Maratona de Paris

Maratona de Paris 2010, por Mônica Andrade

Relato enviado em 21 de abril de 2010

Sou Mônica e acabei de voltar com o grupo que treino (Equipe Toscano) da Maratona de Paris 2010. O engraçado que quando você vai fazer uma maratona fora do país e quando essa maratona é concorrida, o seu preparativo começa uns 8 meses antes!
Eu e meu marido fizemos a inscrição no dia que elas abriram, em setembro, e, a partir daí, você já começa ver passagem, hotel…
Em janeiro começamos a treinar pra maratona. Vou te contar, treinar no Rio de Janeiro, em janeiro, numa sensação térmica de mais de 40°, você tem que ter muita força de vontade e determinação. Mas isso eu tenho e muito.
Quando você se toca, já chegou o dia de viajar!!! Passa muito rápido.
E viajar com grupo também é muito legal! Todos com mesmo objetivo, todos passaram pelo mesmo sofrimento de treinamento, porque é um sofrimentozinho, rsrsrrsr!
Chegando em Paris, tudo é festa!!! Aquela cidade é maravilhosa!
A feira  de exposição é muito bem organizada.
Fazer uma maratona pra mais de 30.000 pessoas e na hora em que você vai pegar o kit, não tem nem um tumulto, é exemplo de organização!
E chega o dia da Maratona… A Champs Elysees lotada!!! A largada no Arco de Triomphe ao som de I Gotta Felling, muita gente de todos os lugares do mundo!!!! Você não corre sozinho nem por 1 segundo!!! É muita gente.
E quando eu percebi, eu já estava no 32k!
Tem tanta gente torcendo por você no meio do percurso, tem tanta banda de música, tanta torcida, que você corre tão feliz, que nem me lembrei o quanto é duro fazer uma maratona.
Realmente, a Maratona é linda, correr em Paris tem seu charme e que charme!
Quando você avista a Torre Eiffel, beirando o Sena, é muito bom!
E depois de 3h46 eu estava chegando na avenida Foch, na chegada!
Acabou! Passou muito rápido! Eu nem senti!
Se tivesse mais uns 10k, eu correria muito feliz, porque vou contar a vocês, como corri feliz!
A prova foi muito bem organizada, é muita gente, você não se sente sozinha momento nenhum.
Eu só não gostei da água ser dada em garrafa fechada, com a mão suada fica um pouco dificil de abrir.
E se você quer fazer um tempo, você tem sair no ritmo que deseja; como tem muita gente, você  pega “engarrafamento” de pessoas e aí o ritmo que pretende fazer pode ficar um pouco comprometido.
Eu saí muito lá atrás e tinha hora que eu relaxava e ia no ritmo do pessoal que estava a minha frente, porque não tinha como passar.
Ah, e tem outra coisa, quem disse que Paris é totalmente plano, rsrrsrs, é um sobe e desce mas que não dá pra comprometer a sua corrida.
Se eu voltaria a fazer de novo essa maratona? Sim, voltaria, mas não agora, porque quero conhecer o mundo correndo.
Até a próxima corrida!