Cassis

Conheça Cassis, um lugar perfeito para esquecer da vida na região francesa da Provence.

O nosso segundo dia da viagem pela região francesa da Provence foi dedicado a Cassis, um pequeníssimo balneário de apenas 7.000 habitantes e a cerca de 40 minutos de Aix-en-Provence de carro.

Aix-en-Provence a Cassis

Desta vez, trocamos o par de tênis por chinelos e fomos conhecer este vilarejo que mais que triplica sua população no verão, motivados pelas fotos das águas transparentes do Mediterrâneo, do astral de praia pequena no verão francês e pelo visual das calanques (visita obrigatória para quem vai a Cassis).

E será que precisa dizer Cassis superou as expectativas?

(fotos: Correr pelo Mundo)

Imperdível em Cassis, além da praia e do tradicional passeio no centrinho é uma visita de barco às calanques. As calanques são uma espécie de vales no mar Mediterrâneo, e é na região de Cassis que estão os mais conhecidos. Há diversas opções de passeios, com visitas a 3, 5 ou 8 calanques.

No dia que fomos, como havia muito vento, só estava disponível o passeio a 3 calanques (Port Miou, Port Pin e En Vau). O passeio levou 45 minutos e custou 14€ por pessoa (em agosto de 2011). Não é necessário fazer reserva – os passeios costumam acontecer de fevereiro a outubro, e há banquinhas vendendo os tickets no porto da cidade. Há várias empresas que fazem o passeio.

Para quem tiver mais tempo, ainda é possível fazer a rota das calanques a pé – havia diversas pessoas fazendo este percurso. Mas independentemente da forma, de barco ou a pé, a visita às calanques é algo inesquecível e imperdível.

(fotos: Correr pelo Mundo)

Cassis é uma cidade pequena, mas não se engane: é uma cidade que pede atenção ao dirigir devido às suas ruas muito estreitas e terreno irregular, com muitas subidas e descidas. Nossa dica é não deixar o GPS de lado, ou ainda, antes de sair de Aix-en-Provence, passar no escritório de turismo – além de dicas de Aix, o pessoal conhece muito toda a região, além de disponibilizar mapas e dicas de roteiros.

Anote aí: há uma corrida bem tradicional de 20,3km que vai de Marseille a Cassis. A prova é realizada anualmente em outubro, e em 2011 vai para a sua 33ª edição. Para 2011, as inscrições já estão esgotadas, mas fica a dica para as próximas edições: http://www2.marseille-cassis.com/en/

Deixe uma resposta