Corredor Viajante – Equipe Go4Russia – ERGO White Nights

Veja o relato da equipe Go4Russia! em sua viagem pelo leste europeu.

Prova: ERGO White Nights 2011

Relato enviado em 08 de julho de 2011

Estamos relatando aqui um pouco da nossa experiência depois de correr a prova de 10Km da Maratona de São Petersburgo, na Rússia. A prova contou com mais de 2000 atletas de 35 nacionalidades.

Três Informatas (Everton Schneider, Ricardo Costa e Rodrigo Fior) e um profissional de Educação Física (Henrique Farias) se juntaram e decidiram, literalmente da noite para o dia, que iriam para a Rússia. Qual o motivo? Uma promoção relâmpago imperdível de passagens vista pela Internet.

O início de toda essa história se deu quando Éverton e Rodrigo foram colegas de trabalho e passaram um tempo na serra gaúcha trabalhando para um cliente, onde já compartilhavam histórias e vontades de conhecer o mundo. Ao trocar de projeto, Éverton conheceu Ricardo, vindo de Manaus para trabalhar em Porto Alegre, também aspirante a cidadão do mundo. Ricardo, por sua vez conhecia Henrique, que mesmo morando em Porto Alegre, já havia morado em Manaus. Acreditem se quiser, em corridas pelo parque da Redenção foram se conhecendo melhor, até o dia que apareceu a passagem para Moscou, que culminou o “dia D” para o início da aventura.

Conhecidos através da prática de corridas surgiu a ideia! Será que não tem uma prova na Rússia? Não é que tem! Não exatamente em Moscou, mas em São Petersburgo, terra dos czares, no norte da Rússia, ao longo do Golfo da Finlândia.

Um novo desafio veio junto com a ideia de participar da corrida. A menor distância para a “ERGO White Nights” são de 10 Km, enquanto o grupo de amigos acostumado a treinar em média 5 Km, três vezes por semana. A distância é maior que a de costume, mas houve tempo para a preparação, uma vez que a viagem foi confirmada em Janeiro, foram cinco meses para alcançar a nova meta, e chegamos!

A XXII Marathon “ERGO White Nights” foi realizada no dia 26 de Junho e tem esse nome, pois ocorre no período do solstício de verão, quando o sol predomina na maior parte do dia e as noites são chamadas “noites brancas”.

O clima da corrida foi sentido já na chegada ao aeroporto de São Petersburgo, onde encontramos a equipe de atletas da Itália, com quem conversamos um pouco.

No dia 25 fomos ao Winter Stadium efetivar nossa inscrição. No local haviam pessoas de vários países e já que estávamos andando e tirando fotos com a bandeira do Brasil, rapidamente começamos a interagir com participantes de outros lugares, como franceses, taiwaneses, americanos e russos é claro.

Dia 26 amanheceu um pouco nublado, com temperatura por volta dos 18ºC. Nos deslocamos para a Palace Square, em frente ao Hermitage, onde estava tudo organizado para o evento. O trajeto da prova é bastante tranquilo e plano, passando pela maioria dos pontos turísticos da cidade.

Saímos com a ideia de fazer uma prova curtindo o circuito, sem grandes preocupações com o pace. O clima colaborou e no decorrer da corrida encontramos várias pessoas com quem já tínhamos conversado anteriormente.

A corrida foi muito legal, passando por pontes que cortam o rio Neva e avenidas que se destacam ao longo da cidade. O clima festivo contagiava, uma vez que haviam várias pessoas pelas ruas aplaudindo e torcendo pelo pessoal que estava correndo.

Perto do final da prova nos deparamos com duas crianças correndo. Ainda surpresos, acreditávamos que elas haviam iniciado a prova na metade do percurso ou estavam com os pais participando da corrida, mas a verdade não era bem essa. Quando faltava cerca de um quilometro para o final da corrida apareceu um senhor na calçada gritando para as crianças, que imediatamente aumentaram o ritmo para um sprint final.

Completamos a prova e vimos que essas crianças faziam parte de uma equipe de corrida e que o senhor que gritava era seu treinador. Conversando um pouco com eles, ficamos sabendo que a menina pela qual tínhamos passado tem 12 anos e o menino, apenas 8 anos.

Ao chegar em um dos pontos de hidratação após a corrida, estávamos comentando sobre a prova, quando fomos surpreendidos ao encontrar uma brasileira na prova. Vindo de Roraima, ela também correu os 10Km e então esperava o marido, que estava correndo os 42Km.

Em resumo, mesmo tirando várias fotos da prova e da gente correndo, conversando, rindo e se divertindo, acabamos a prova na casa dos 50 minutos,  o que acabou sendo um tempo bom pela descontração.

São Petersburgo oferece muito mais que a prova para quem quiser visitá-la. A cidade tem uma grande bagagem histórica, conta com um império construído por Pedro, O Grande (Peter the Great), belos parques, igrejas, palácios, museus, bares, restaurantes entre muitas outras opções para entreter um visitante.

SOBRE A VIAGEM

Mas não fomos até a Rússia somente para correr 10km, como bons mochileiros cumprimos um roteiro muito interessante e não muito procurado por viajantes. Essa foi a mistura perfeita para a viagem, aproveitando o clima de corrida, mas também para conhecer pontos, lugares e novas culturas. Um sonho realizado pelos amigos, que se denominam Go4Russia! Após avaliar as diferentes direções possíveis no leste europeu, as escolhas foram passar por cinco países.

Dentre os destinos escolhidos, estavam os Países Bálticos, que são formados por três países, sendo eles a Lituânia, a Letônia e Estônia, completando com Finlândia e Rússia.

O primeiro foi a Lituânia, cuja capital é Vilnius, cidade com pouco mais de 600 mil habitantes, muito simpática e acolhedora, cujo seu centro histórico é Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO. Um dos principais pontos de visitação da região é o Castelo de Trakai, que fica a 30 km de distância da capital. O lugar é belíssimo, cercado por lagos e pelo verde da natureza.

Castelo de Trakai

Seguindo a Rota Báltica de carro, desembarcamos na Letônia, cuja capital é Riga. Maior cidade dentre os Países Bálticos, é uma cidade portuária e detentora do maior conjunto arquitetônico de art nouveau germânico do mundo e também de um centro histórico gótico e barroco de 800 anos, também tombado pela UNESCO.

Em Riga vale a pena fazer um passeio de bicicleta, por seus diversos quilômetros de ciclovias que cercam a cidade, faz com que conheçamos da melhor forma possível esta bela cidade.

Riga

O último, e mais ao norte, é a Estônia, sua capital Tallin é a atual Capital Européia da Cultura. Cidade cercada por parques, igrejas e muralhas, todos muito bem conservados. Seu centro histórico é muito interessante, e guarda mistérios do tempo dos vikings, cujo os quais foram os fundadores da famosa cidade.

Tallinn

Saindo dos Países Bálticos, atravessamos o Golfo da Finlândia a bordo de um Ferry Boat e após 3 horas de travessia chegamos ao nosso novo destino.

Helsinki, por sua vez se caracteriza por ser uma cidade bastante urbana, com indústrias, serviços e comércio agitado. Percebemos que tudo ocorre com muita pontualidade e encontramos um povo muito hospitaleiro.

Em um dia conhecemos os principais pontos turísticos da cidade e depois fomos de barco a Suomenlinna, uma ilha a cerca de 20 minutos de Helsinki. A ilha contém um forte que hoje é tombado como patrimônio da UNESCO, criado para defender a Finlândia da ocupação soviética e de um ataque da suécia. Na volta conseguimos comer um delicioso salmão com batatas cozidas na feira do mercado aberto da cidade, nos familiarizando com o dia-a-dia de Helsinki.

A ilha de Suomenlinna

A partir daí nosso destino final era a tão aguardada Rússia, onde não sabíamos o que iríamos encontrar por lá, devido a dificuldade de comunicação, já que na Rússia nosso inglês não nos ajudaria em quase nada!

Chegamos a Cidade de São Petersburgo. A cidade é deslumbrante e conta com inúmeros lugares para se conhecer. Na chegada caminhamos por sua avenida principal, chamada Nevsky Prospect, e pelas margens do Rio Neva. Passamos também pelo Museu Hermitage (segundo maior do mundo). Após a prova, e um pouco cansados, sabíamos que ainda havia muita coisa para ser vista, então pegamos o ônibus turismo para conhecer melhor a cidade.

São Petersburgo

Posteriormente fomos ao jardim de verão de Pedro, o Grande (fundador da cidade) também chamado Peterhof. Peterhof é um lugar imperdível para quem esta visitando São Petersburgo, um parque com enormes palácios e muitas fontes contando com belos e coloridos jardins cheios de flores.

Peterhof

Ainda na virada do dia, mais precisamente a uma hora da madrugada as pontes do Rio Neva se abrem para a travessia de barcos de grande porte, e isso se torna um evento imperdível na cidade que parece não dormir no verão, devido ao já comentado fenômeno “Noites Brancas”.

Por fim visitamos Moscou. Cidade fantástica, monumental! Tudo nesta cidade supera as expectativas! Tudo é muito grande, muito bonito, muito iluminado…. é, sem dúvida, Monumental!! A Praça Vermelha é formada pelo Kremlin, fortaleza oficial dos governantes; a Catedral de São Basílio, famosa pelas curvas e cúpulas coloridas; o GUM, centro de compras sofisticado; o Mausoléu de Lênin, onde encontra-se seu corpo embalsamado há 70 anos e em perfeito estado de conservação; e o Museu. Não posso deixar de comentar sobre a beleza da mulher russa, cada uma mais bela que a outra, seja loira, morena ou ruiva. Além de lindas, são também vaidosas e elegantes. No artesanato, sobressaem as famosas matrioskas (bonecas que encaixam-se umas dentro das outras e encontram-se de até 50 encaixes!) e que podem ter diversos temas.

Após 15 dias, definitivamente corridos, no leste europeu e Rússia, voltamos ao nosso querido Rio Grande com a certeza de dever cumprido! Gostaria de aproveitar o espaço para agradecer as pessoas e empresas que nos apoiaram para a prova em São Petersburgo, que são a Revista Contra Relógio, CORPA, Athlética Cia de Ginástica, Pulsar Assessoria Esportiva, IAFA, Milk e os portais Correr Pelo Mundo, Midia Sport e Vale do Esporte, que estiveram sempre por perto divulgando esta audaciosa aventura de quatro amigos.

Toda a preparação, tanto de treinos como da programação da viagem, como dicas e sugestões de roteiros podem ser acompanhadas através do Blog do Go4Russia, pelo endereço http://go4russia.weebly.com.

Que essa seja somente a primeira de muitas aventuras aliando a vontade de viajar com o prazer de correr!