Barcelona

Barcelona foi a primeira cidade européia a desenhar um plano estratégico voltado ao esporte. E são os corredores quem se beneficiam disto.

Barcelona foi a primeira cidade européia a desenhar um plano estratégico voltado ao esporte. E este fato torna-se visível aos cidadãos e visitantes da capital catalã, que aproveita o espaço público para promover todos os tipos de modalidades esportivas.

E os corredores são quem se beneficiam disto. Além de promover diversos eventos durante o ano — em julho de 2010 a cidade foi sede do Campeonato Europeu de Atletismo —, Barcelona possui parques e espaços que permitem aos atletas desenvolverem suas atividades como em poucos lugares do mundo – veja detalhes no ícone “Onde Correr”.

Barcelona ainda é uma cidade de contrastes que andam lado a lado, em total harmonia. É onde o antigo convive com o novo, seja na arquitetura, nas gerações de famílias. É uma cidade que respeita o próximo, o modo de vida de cada um, e isso é um dos pontos que torna Barcelona uma cidade tão sensacional.

Barcelona também é uma cidade com muito orgulho de sua história e de seu idioma, o catalão.

Barcelona é a cidade com o time de futebol de mesmo nome, sensação no mundo todo. Com uma estrutura e equipe invejáveis, uma visita ao estádio do FC Barcelona é imperdível para quem gosta de futebol. Se tiver tempo, faça o tour do Camp Nou, que passa por todas as partes do estádio além do museu (em junho/2010, o valor para o tour era salgado, de 17€ por adulto, mas vale cada centavo para quem gosta do esporte).

Vista da megastore e do ginásio do FC Barcelona

(crédito: Correr pelo Mundo)

O tour pelo estádio nos leva para onde a magia acontece

(crédito: Correr pelo Mundo)

É difícil resumir em apenas alguns parágrafos as atrações de Barcelona. Temos o Bairro Gótico, que, com suas ruas que nos transportam para os séculos 14 e 15, nos mostra como é prazeroso caminhar por elas sem destino certo, e assim nos depararmos com a Catedral, a Igreja Santa Maria del Mar e a Plaça de Sant Jaume.

Ali pertinho ficam as Ramblas. É ali que Barcelona ferve. Passagem obrigatória para os viajantes, as Ramblas são um agradável caminho que começa na Praça de Catalunha e vai até a região do porto, com muitas bancas de flores e revistas, além de artistas de rua e restaurantes para os turistas.

Las Ramblas: ponto obrigatório para turistas

(crédito: Correr pelo Mundo)

Temos a arquitetura de Gaudí, que pode ser vista no Parque Güell, no La Pedrera, Casa Battló e na fantástica mas controversa Sagrada Família, ainda inacabada.

Entrada do Park Güell: imperdível

(crédito: Correr pelo Mundo)

Barcelona vista do Park Güell: perfeito para um fim de tarde

(crédito: Correr pelo Mundo)

La Pedrera

(crédito: Correr pelo Mundo)

Casa Battló

(crédito: Correr pelo Mundo)

Sagrada Família, de Gaudí: ninguém sabe quando será finalizada

(crédito: Correr pelo Mundo)

A região de Montjuic é uma das mais lindas de Barcelona. Ali estão o Estádio Olímpico e o Palau Sant Jordi, estruturas construídas para as Olímpiadas de 1992, e também o Museu Nacional de Arte da Catalunha, com uma vista sensacional da cidade. Na Praça de Espanha, não perca a Fonte Mágica, um show de águas gratuito com luzes e música.

Em Montjuic, Barcelona está a nossos pés

(crédito: Correr pelo Mundo)

Estádio Olímpico

(crédito: Correr pelo Mundo)

E temos as compras! Para as grandes lojas, vá para a Rua Pelai e para o Portal de l’Àngel, ambas próximas da Praça de Catalunha; para as grandes grifes, o Passeig de Gràcia é a opção; visite também o Mercado da Boquería, nas Ramblas, com suas bancas imperdíveis de doces e frutas e a rua Portaferrissa, cujas lojas agradam aos modernos e descolados (perpendicular às Ramblas).

Delícias no Mercado La Boquería, nas Ramblas

(crédito: Correr pelo Mundo)

Nós brasileiros já estamos acostumados a cuidar de nossos pertences no dia a dia. Sabemos que a Europa é mais segura que o Brasil, mas nossos cuidados não podem ser reduzidos. Recomendamos especial atenção no metrô – os batedores de carteira agem, em grande parte das vezes, nos horários de pico, quando os vagões estão lotados. Portanto, atenção à sua carteira, bolsa ou mochila. Nas Ramblas, a alta concentração de turistas também acaba atraindo os batedores de carteira. Muita atenção!

Para ajudar na programação da sua viagem, recomendamos o seguinte site:

http://www.barcelonaturisme.com/

Parque da Ciutadella

(crédito: Bernard Gagnon)

Os corredores podem desfrutar seus treinos em Barcelona no parque da Ciutadella, o maior da cidade. construído no final da década de 1860, abriga o Zoológico, o Arco do Triunfo e o Parlamento da Catalunha, entre outras atrações. Depois de um passeio pelo parque, aproveite para caminhar pela região do Porto Olímpico ou ainda da Barceloneta, na orla da cidade.

Os locais costumam praticar suas corridas também na região de Montjuic, apesar de ser uma região montanhosa. O nome significa “Monte Judeu”, em virtude de um cemitério israelita no local durante a Idade Média. Montjuic sofreu grandes transformações para os Jogos Olímpicos de 1992, tornando-se o principal cenário das competições: o Estádio Olímpico, o Palau Sant Jordi e o Museu Olímpico fazem parte deste complexo, além de diversos museus.

A torre das telecomunicações, de Santiago Calatrava, em Montjuic

(crédito: boldorak2208)

Outro lugar agradabilissímo para se correr em Barcelona é a região das praias: comece por Barceloneta, contorne a Torre Mapfre e o Hotel des Arts, dois arranha-céus barceloneses, e siga pelo calçadão do Port Olimpic até chegar a praia de Nova Icària e Bogatell, totalizando cerca de 3km. A cidade agora é orgulhosa de sua orla depois da reconstrução da cidade para 1992. Aproveite o cenário para praticar sua corrida! Seja no inverno ou no verão, o calçadão sempre está cheio de gente correndo, caminhando, andando de patins, ou mesmo na areia jogando vôlei e futebol! O escritório de turismo de Barcelona disponibilizou um mapa muito útil com as praias de Barcelona. Clique aqui para baixá-lo.

Calçadão do Port Olimpic

(crédito: Correr pelo Mundo)

Leia também:

Onde correr em Barcelona

Correndo em Can Dragó

Correndo pelo mundo: Orla de Barcelona

[ad#Autoria Post]