Mini Maratona de Paraty, por Luiza Reis
Relato enviado em 29 de março de 2010
Ontem (28/03) corri a VIII Mini Maratona de Paraty, a melhor e mais difícil corrida que já fiz.
Sempre ouvi dizer que os 18km de Trindade à Paraty são piores do que os 21km de uma meia maratona. A prova tem longas subidas e descidas durante todo o percurso e precisei de muito cuidado para não prejudicar os joelhos. Fiz um treino de subidas para me preparar para a prova na semana anterior: ida e volta do Recreio à Grumari, o melhor treino que já fiz. Sem dúvida o preparo ajudou, assim como o tempo, que estava parcialmente encoberto.
A organização disponibilizou diversos ônibus para levar os corredores até a concentração da prova, que teve sua largada no início de Trindade. Foram aproximadamente 600, a maioria atleta de ponta. São pouquíssimos atletas sem muita experiência que se aventuram a concluir uma prova estratégica. Eu e mais 10, no máximo, faziam parte desse grupo, o que não me impediu de concluir a prova em 2 horas e 10 minutos. Terminei bem e percebi que poderia ter puxado e feito em até 1 hora e 45 min, mas não quis forçar para não ficar sem correr as próximas provas. Pretendo voltar no ano que vem e melhorar o meu tempo, além de aproveitar para passar um final de semana em Paraty.
A Mini Maratona de Paraty é uma boa saída para quem já está cansado de correr sempre no mesmo lugar. No meu caso, fugir do Aterro foi ótimo. Além de fugir da monotonia, o visual é maravilhoso. Correr na Rio-Santos é um atrativo para muitos e poder correr longe da cidade, rodeado por natureza é uma oportunidade maravilhosa.
Luiza Reis
http://www.luizareis.com.br
http://twitter.com/Luiza__Reis