Berlim

A capital da Alemanha surpreende. Em todos os sentidos. Não perca nossas dicas de turismo em Berlim.

A capital da Alemanha surpreende. Em todos os sentidos. A fama de frios dos alemães se desfaz ao ver, caminhando pelas agitadas avenidas da cidade, jovens se abraçando e confraternizando. E os preços? Incrivelmente menores do que outras importantes cidades européias, como Barcelona, Roma e Amsterdã. Comida e hospedagem de qualidade são muito acessíveis em Berlim. O transporte é fácil, o comércio é variado e os pontos históricos são impressionantes. A segurança e a limpeza das ruas, então, nem se fala.

Um dos lugares mais marcantes, se não for o maior, da cidade é o Portão de Brandemburgo; inaugurado em 1791, era uma das entradas da cidade. O Portão tem, como continuação, o Tiergarten, local o qual falaremos um pouco mais no Tópico “Onde Correr”, e uma das avenidas mais bonitas e amplas de Berlim, a Unter den Linden, com diversas embaixadas. Nesta avenida também fica o Altes Museum, com acervo riquíssimo da antiga Roma e Egito. Ao norte, está o Neues Museum que exibe, entre outras obras, o Busto de Nefertiti. Neste local de tantos museus, é impossível não reparar, logo ao lado, o Domo de Berlim, ou sua Catedral, toda em estilo neobarroco e com um visual um tanto quanto pesado, bem diferente do que nós brasileiros estamos acostumados a ver.

Domo de Berlim: faça como os locais e sente-se na grama para admirar a região

(crédito: Correr pelo Mundo)

A oeste do Tiergarten encontra-se uma região muito agradável em Berlim. É a área da Avenida Kurfürstendamm (muito complicado? Chame-a apenas de Ku’Damm, como os locais). Esta é uma das avenidas mais comerciais da cidade, com uma oferta enorme de produtos esportivos, seja em lojas próprias das redes (Adidas, Nike..), seja em uma das várias lojas de departamentos, como a KaDeWe . Lojas de grifes internacionais também estão presentes na Ku’Damm.

A alegria das crianças (e de muitos adultos também): as inúmeras lojas de brinquedos em Berlim

(crédito: Correr pelo Mundo)

Ao visitar a Ku’Damm, não deixe de passar no Zoológico de Berlim, que definitivamente, é um programa para todas as idades. É lá onde ficava o famoso urso Knut (que faleceu em março de 2011).

Urso Knut:  já adulto…

(crédito: Correr pelo Mundo)

…mas por 9€ você leva para casa uma lembrança de Knut versão bebê.

(crédito: Correr pelo Mundo)

Na região também fica a Igreja Kaiser-Wilhelm, ou a Igreja da Memória, em virtude de ter sido parcialmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. A imagem de seu topo destruído é uma das mais conhecidas e impactantes de Berlim.

Igreja Kaiser-Wilhelm

(crédito: Null8fuffzehn)

A região de Kreuzberg é repleta de lembranças do Muro e da Segunda Guerra. Os alemães fazem questão de nunca apagarem essas memórias. A exposição “Topografia do Terror” fica em um terreno onde era o quartel-general do III Reich. Já o Museu Judaico conta a história da comunidade judia ao longo dos tempos. Já o Checkpoint Charlie era o posto militar entre os setores soviético e americano, e agora é atração turística. Não deixe de reparar que, do Checkpoint Charlie até o Portão de Brandemburgo há uma trilha no chão, demarcando onde passava o Muro de Berlim antes de sua queda.

Checkpoint Charlie: não deixe de tirar fotos com os atores caracterizados de militares

(crédito: Norbert Aepli)

E por aqui, passava o Muro de Berlim

(crédito: Correr pelo Mundo)

Uma dica que sempre damos é a de visitar os supermercados de nossos destinos de viagem. Neles podemos conhecer um pouco mais da cultura e hábitos locais, além de sempre podermos comprar lembranças originais a preços reduzidos. Em Berlim, por exemplo, a variedade de chocolates de qualidade em supermercados é tanta que nem sabemos por onde começar. Outros produtos de qualidade por preços baixos são a perfumaria (marcas de produtos para cabelo vendidas somente em salões no Brasil lá são vendidas por preços muito baixos)  e, por incrível que pareça, os sorvetes.

Antigo parque de caça dos reis da Prússia, o Tiergarten é o maior parque de Berlim, ponto de encontro de praticantes de corrida e caminhada. Com várias trilhas e lagos e em mais de 5km2 de área e mais de 23km em percursos, é do Tiergarten que se dá a largada e chegada da Maratona da cidade.

O site do Senado e Desenvolvimento Urbano de Berlim oferece algumas sugestões de percurso de corrida. Uma delas é a da imagem abaixo, que inicia próximo ao parlamento alemão, o Reichstag, entre outros prédios do governo, e tem duas opções de continuação:

– seguir pela Avenida Bellevue, Jardim Inglês e voltar para a Hansaplatz (totalizando 5,1km)

– ou fazer todo o percurso pelo Tiergarten, voltando para a Hansaplatz (totalizando 6,9km).

Outra sugestão de rota de corrida dada pelo site é uma de 8,5km, que passa por toda a parte histórica do leste da cidade (Potzdamer Platz, Checkpoint Charlie, Portão de Brandemburgo, entre outros). Clique aqui para visualizar o mapa.

Uma terceira sugestão de percurso é passar pelo oeste da cidade, em um total de 12,4km, e passa por parques, palácios (Charlottenburg), Ku’Damm, Igreja Kaiser-Wilhelm, Zoológico, e termina no Tiergarten.

Todos os roteiros acima são planos, Berlim é uma cidade essencialmente plana, que facilita uma corrida rápida. O site apresenta mais alguns outros percursos, que podem ser conferidos neste link.

Crédito fotos:

Portão de Brandemburgo: Tobi 87

[ad#Autoria Post]