Maratona de Boston 2012: muito calor em dia de domínio de quenianos

Com temperaturas que beiraram os 30ºC, praticamente um recorde para o mês de abril, aconteceu a 116ª edição da Maratona de Boston.

Com temperaturas que beiraram os 30ºC, praticamente um recorde para o mês de abril, aconteceu a 116ª edição da Maratona de Boston.

O calor causou uma série de transtornos aos corredores, sendo que muitos não chegaram a participar da prova: 26.716 corredores se inscreveram na prova; 22.426 começaram; a Boston Athletic Association (BAA),  chegou a fazer dois grandes anúncios antes da prova. O primeiro é que, qualquer dos corredores registrados poderia adiar sua participação para 2013 em virtude das altas temperaturas. Além disso, foi comunicado que a linha de chegada ficaria aberta por uma hora mais. O objetivo era de garantir a segurança de todos os participantes.

Com tantas adversidades, os quenianos Wesley Korir e Sharon Cherop foram os grandes vencedores da prova, com os tempos de 2:12:40 e 2:31:50, respectivamente. A vantagem de Cherop para a segunda colocada, a também queniana Jemima Sumgong, foi de apenas 2 segundos.

“Poder vencer a Maratona de Boston é um feito fantástico”, disse Korir, depois da prova. “Esta é uma experiência fantástica. Eu agradeço a Deus pela oportunidade e por tudo o que ele me deu na vida. Estou muito feliz de ter vencido aqui”.

O campeão de 2011, Geoffrey Mutai, abandonou no km 30, devido a dores no estômago.

Confira o vídeo abaixo, da Universal Sports, com um resumo da prova feminina. No minuto 1:30, o vídeo mostra um erro feio de uma voluntária da prova.

E o vídeo abaixo, também com imagens da Universal Sports, mostra um resumo da prova masculina.

Veja também:

Os resultados completos da prova você pode conferir neste link.

Participantes podem encontrar suas fotos neste link.

Clique aqui para conferir a galeria de fotos da Runner’s World EUA.